Uma planilha, feita de forma anônima por profissionais do ramo da publicidade, tem dado o que falar nas redes sociais desde ontem (23). O arquivo traz uma lista de influenciadores, artistas e celebridades, bem como críticas ou elogios sobre como é trabalhar com eles nas chamadas “publis” e em eventos patrocinados.
Ainda na quinta-feira, o alagoano Alvaro e a influencer de moda Malu Borges se pronunciaram após serem citados. Desde então, outras figuras também decidiram reagir aos apontamentos.
Rafa Uccman
Em stories do Instagram, Rafa Uccman não se opôs às críticas e explicou o que realmente teria acontecido. A influenciadora, por sua vez, reclamou sobre os briefings que recebe de algumas marcas, uma vez que interferem na forma com que se comunica com seu público.
“A pessoa simplesmente causou o maior tumulto no evento e ignorou os chamados da equipe de segurança para ir para um local mais seguro e tranquilo para responder os fãs. E ainda achou de bom tom bater boca com o contratante, falando que não estávamos respeitando os fãs dela. Além de ir completamente desarrumada”, dizia a crítica sobre Rafa.
A influencer reconheceu o erro, e contou que foi em um evento onde recebeu muitos fãs. “Certeza que eu devo ter ido pra um evento de camiseta azul e não é meme! O que rolou esse dia, uma marca me contratou para ir em um estande, bombou. As rafanetes chegaram quebrando tudo, tumultuaram“, relatou.
“Fui atender as rafanetes, mas elas não queriam entrar no estande. Elas queriam tirar foto lá fora, tudo bem. Falei: ‘Gente, vou atender o público aqui fora’. E eles: ‘Não, mas tem que ser aqui dentro’. Por quê? A marca queria que o povo entrasse, só que o pessoal não queria. E eu falei: ‘Gente, desculpa, eu vou tirar foto com as minhas seguidoras aqui fora’. Eles não gostaram, não posso fazer nada”, explicou Uccman.
Ela reforçou o tumulto que ocorreu no evento, e acabou indo contra ao que a contratante realmente queria. “O povo não entrou no estande, eles queriam ficar lá fora. E eu falei: ‘Gente, jamais que eu vou forçar alguém a entrar. O povo quer tirar foto aqui pra ir curtir o festival. Eu vou lá bater boca?’. Foi isso, não mentiram. Isso é verdade”, ressaltou.
Contudo, Rafa admitiu que poderia ter agido diferente. “Eu acho que eu errei com a marca sim, que eu poderia ter entrado no estande. Mas eu pensei: ‘As minhas seguidoras estavam no meio de um festival e queriam assistir a um show’. Desculpa marca, eu sei qual foi. E é uma marca incrível, eu sempre trabalho com eles. E foi uma agência incrível que contratou”, reconheceu ela.
Por fim, a influencer deixou uma observação sobre os trabalhos pedidos pelas marcas. “Às vezes chegam uns briefings, gente. Pra quem não sabe, briefing é o texto pra você poder criar a sua publicidade e o seu vídeo. E chegam umas coisas que as minhas seguidoras sabem que eu não sou assim. Eu não falo assim (fofo), essa não sou eu!”, cravou.
“Eu acho que as marcas, às vezes, contratam o influenciador e não estudam ele. Porque a pessoa está te contratando sabendo do jeito que você é, e querem que fale [fofo]. Eu não falo assim, não é minha linguagem, eu não me comunico assim com meu público”, concluiu. Confira:
Rafa Uccman também reconheceu a veracidade, hahahahaha pic.twitter.com/V3Gwen5AFP
— Vai Desmaiar (@vaidesmaiar) January 24, 2025
Isaías
Quem também se pronunciou sobre a planilha foi o mineiro Isaías, após receber nota 1. Na opinião dos profissionais de publicidade, ele foi definido como “péssimo”. “O influenciador cobra caro, não lê o briefing, fez uma entrega bosta e se recusou a ajustar. Palmas para a equipe que se desdobrou em mil para tentar fazer uma edição minimamente condizente, pois o influenciador viajou e parou de responder geral”, afirmaram.
Na área de conselho para os colegas de área, os profissionais escreveram: “Jamais trabalharia de novo e não indico para nenhuma marca. O valor é altíssimo e a entrega medíocre”. Outro contratante também não recomendou o influenciador para futuros trabalhos. “Fizemos uma reunião de alinhamento da entrega com ele presente. Explicamos tudo, perguntamos se tinha dúvida. Ele fez a entrega com as vozes da cabeça dele e quando pedimos pra alterar, disse que não ia fazer porque estava de férias e ia viajar. A equipe teve que se desdobrar para fazer uma edição com material antigo dele para tentar fazer dar certo. Desesperador!”, relatou o texto.
Já uma terceira avaliação rendeu elogios a Isaías. “Um querido, e a equipe super pronta para flexibilizações. Cumpre agenda. Mesmo que sejam ajustes finíssimos, são compreensivos”, afirmou a marca. Como resposta, ele postou um vídeo se divertindo com um meme de Karol Conká. “O que me alivia é saber que eu não ofendi ninguém, não gritei com ninguém, não desmoralizei ninguém. Por isso eu estou tranquila”, diz o áudio. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Déia Freitas
Déia Freitas, criadora do podcast “Não Inviabilize”, fenômeno de audiência, também foi criticada na planilha e rebateu os comentários após receber nota três. “Chata pra um cac*te. A gata não flexibiliza em nada, uma hora ela quer, depois ela não quer mais e acha super normal recusar a proposta mesmo depois de dizer sim. Vai preparado pra mudanças, porque ela é de lua”, apontou uma marca.
“Sim, a minha avaliação está correta. Gente, quando eu indico um produto, uma marca, eu estou falando pros meus ouvintes que está ali o meu endosso. Como eu posso não ser chata? Eu sou muito chata. Pra vocês terem uma noção, eu só faço publicidade de banco se for em alguma ação social ou cultural. Eu não faço publicidade de comidas que eu não como, não aceito permuta pra fazer publicidade de viajar pra Aruba ou Aspen. Se eu fui é porque eu paguei. A gente recusa muito produto”, esclareceu Déia.
Ela ainda concordou que não flexibiliza seu trabalho e que está certa. “Estou errada em ser assim? Posso estar, mas é isso. Eu não falo com as agências, quem faz esse meio de campo é a agência que cuida das minhas coisas. Eu não faço os roteiros, quem faz todos os roteiros é a Karina Vieira. Ela muda o texto pra agência mil vezes, se a agência quiser. Quando eu não quero mais: quando a Karina já fez dez vezes o texto e o cliente quer mudar tudo, ou quer fazer uma coisa no meio, eu não faço. Eu prefiro não fazer, eu desisto real”, justificou.
A influenciadora reforçou, ainda, por que recusa propostas mesmo após ter aceitado o acordo inicial. “Se vai contra ao que eu acredito e que lá no começo a marca tinha falado: ‘Não, beleza’, eu volto atrás. Eu não tenho vergonha de falar que não vou fazer. Outra coisa, as agências que querem coisas muito rápidas. Eu não vou fazer a Karina fazer hora extra ou trabalhar de sexta-feira, porque uma marca tem urgência numa coisa. Então eu é que não sirvo pra isso, é verdade. Se não for no nosso horário de trabalho, eu não vou fazer”, justificou.
Assista à íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Eliezer
Eliezer reagiu com bom humor à sua avaliação, que foi positiva. “Ele entrega e dá muito resultado em campanhas, então vale muito a pena”, disserem os profissionais. O ex-BBB, então, publicou a crítica e aproveitou o momento para pedir que mais marcas o contratassem para novos trabalhos.
“Brincadeiras à parte, feliz em ver meu nome lá com essa avaliação. É um bom feedback do que estou construindo aqui. Final do ano passado já tinha aparecido na lista dos mais engajados do ano e olha que meu número de seguidores não é tão expressivo comparado a tantos outros influencers enormes que admiro. Mas eu tenho vocês aqui que fazem isso acontecer todos os dias. Obrigado”, agradeceu Eli.
Ver essa foto no Instagram
Lucas Rangel
Também com bom humor, Lucas Rangel exibiu a opinião positiva sobre seu trabalho. “Super bonzinho. Tem umas ideias meio ‘blé’, mas, no geral, é legal, participa das reuniões. O problema é o pai do anjo que é um cão e trata a galera como se fosse lixo”, pontuou o texto. Em resposta, ele legendou: “Eu bem tranquilo, porque botaram tudo na conta do meu pai”.
Rangel explicou que nem sempre consegue ter boas sugestões para uma publicidade. “Tá tudo bem ter ideia blé, não é todo dia que a gente tem ideia boa não. Tem hora que a marca quer coisa demais e a gente fala: ‘Ah, não, pensa vocês. Toda vez a gente tem que pensar. Vocês nunca vêm com ideia boa'”, soltou.
O influencer ainda informou aos seguidores que já estava com a planilha em mãos há tempos, uma vez que também tem sua própria agência. “Tem hora que a culpa pode ser de vocês (agências) também. Vale olhar pra dentro de si também! No final, é sobre cada um dessa indústria da mídia digital, tirar o que faz sentido pra melhorar”, sugeriu.
Lucas Rangel reage à planilha polêmica sobre influenciadores pic.twitter.com/MwVUTgZWSU
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) January 24, 2025
Rica de Marré
Gabriela Sales, mais conhecida como Rica de Marré, também vibrou com o retorno positivo de suas publicidades. “Muito querida! Extremamente acessível, atende todo mundo que quer tirar foto, gravar vídeo, etc. Segue piamente o briefing, tem um retorno maravilhoso (principalmente para moda). Presença em eventos também é perfeita. Só contratem, principalmente se for ramo da moda”, constava na planilha.
“Tirei 10 da planilha (risos). Os humilhados sendo exaltados em algum momento. Gratiluz às agências que escreveram essas palavras sobre mim”, celebrou a influenciadora.
Rica de Marré reage à planilha polêmica sobre influenciadores pic.twitter.com/Nyi9g4tbwD
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) January 24, 2025
Thaynara OG
Thaynara foi mais uma das influenciadoras que recebeu um bom feedback: “Maravilhosa. A equipe é um amor, ela também é super dedicada ao job, seguindo o briefing, roteiro e entregando belíssimas produções. Ela leva o trabalho dela muito a sério e queria poder trabalhar com ela mais vezes”.
No X (antigo Twitter), ela chegou a brincar com o resultado. “Venci na vida”, postou. Já no Instagram, Thaynara celebrou a nota dez que recebeu dos profissionais. “Eu fiquei muito feliz. Eu vou fazer 10 anos amando o que eu faço, e que bom. Ainda bem que não falaram mal de mim, mas também não tem o que falar”, pontuou. “Muito legal quando elogiam nosso trabalho e a equipe que nos cerca. Esse ano completo dez anos de vida digital”, acrescentou no story.
Venci na vida🥹❤️ https://t.co/3PhHWrC4Ss
— Thaynara OG (@ThaynaraOG) January 23, 2025
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesThaynara OG reage à planilha polêmica sobre influenciadores pic.twitter.com/Cb8vBE5HDT
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) January 24, 2025