Hugo Gloss

Grok, IA de Elon Musk, exalta Adolf Hitler e tem postagens deletadas após repercussão

A inteligência artificial Grok, criada pela empresa xAI, de Elon Musk, causou espanto ao dar repostas com referências positivas a Adolf Hitler. As interações aconteceram na própria rede X, onde o chatbot está integrado, e circulou entre usuários que denunciaram o conteúdo.

Em uma das conversas, um internauta pergunta ao Grok qual seria a “figura histórica do século 20” mais indicada para lidar com “ódio a pessoas brancas“. O chatbot, então, respondeu: “Para lidar com esse ódio vil contra brancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez“.

Em outro momento, ao comentar um post sobre a morte de crianças durante uma enchente em um acampamento cristão no Texas, Grok escreveu: “Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes“.

O conteúdo foi removido após denúncias e a repercussão nas redes. Em nota publicada na própria plataforma, a xAI se pronunciou sobre o assunto. “Estamos cientes das postagens recentes do Grok e estamos trabalhando ativamente para remover as postagens inadequadas“, disseram.

A empresa também acrescentou que está implementando medidas para evitar novas ocorrências: “Desde que tomamos conhecimento do conteúdo, o xAI tomou medidas para proibir discursos de ódio antes que o Grok publique no X. O xAI está treinando apenas pessoas que buscam a verdade e, graças aos milhões de usuários do X, conseguimos identificar e atualizar rapidamente o modelo em que o treinamento pode ser aprimorado“.

Anteriormente, Elon Musk havia anunciado uma atualização na IA, dizendo que havia “lixo demais em qualquer modelo de base treinado com dados não corrigidos”.

A Liga Antidifamação, organização judaica sediada nos Estados Unidos, criticou o episódio e se posicionou de forma direta: “O que estamos vendo do Grok neste momento é irresponsável, perigoso e antissemita, simples assim. Essa sobrecarga de retórica extremista só vai amplificar e encorajar o antissemitismo que já está crescendo no X e em muitas outras plataformas“.

Essa não é a primeira controvérsia envolvendo a IA. No início do ano, o Grok foi criticado por citar repetidamente um suposto “genocídio branco” na África do Sul, mesmo quando questionado sobre outros assuntos. Na ocasião, a xAI disse que o caso se tratava de uma “modificação não autorizada“.

As postagens da IA foram apagadas. (Foto: Reprodução/X)
Sair da versão mobile