O Instagram apresentou novas regras para perfis de pessoas menores de 16 anos. As “Contas de Adolescente do Instagram” limitarão quem pode entrar em contato com os jovens e o conteúdo que eles acompanham, tranquilizando os responsáveis. Os usuários precisarão da permissão de um responsável para alterar qualquer configuração das “Contas de Adolescente”.
“Essa nova experiência tem como objetivo dar melhor suporte aos pais e proporcionar a eles tranquilidade de que os adolescentes estão seguros com as proteções certas aplicadas“, afirmou a plataforma em nota.
As proteções serão ativadas de forma automática em contas de pessoas menores de 16 anos, e os responsáveis escolhem se os adolescentes podem alterá-las para serem menos rigorosas. A partir de agora, o aplicativo exigirá mais de uma forma de verificar a idade do usuário, incluindo selfie em vídeo.
As principais proteções aos jovens serão:
– Contas privadas por padrão;
– Apenas pessoas que eles seguem ou são conectados podem enviar mensagens;
– Limitação de tempo para conteúdos sensíveis, incluindo procedimentos estéticos;
– Interações limitadas, com filtro de palavras ofensivas;
– Lembretes de limite de tempo;
– Não recebimento de notificações entre 22h e 7h.
O que estas configurações permitem aos adultos responsáveis:
– Saber com quem os adolescentes estão falando;
– Limitar o tempo de uso diário do Instagram do adolescente;
– Bloquear o acesso do adolescente ao Instagram em períodos específicos;
– Supervisionar os tópicos que o adolescente vê.
As alterações devem entrar em vigor nos próximos 60 dias nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Brasil, devem ser implementadas em janeiro de 2025.