Instagram esclarece o boato de que iria “dedurar” quem tirou print dos stories; saiba os detalhes!

E os usuários do Instagram podem voltar a dormir em paz! Nos últimos dias, o boato de que a rede social faria uma atualização no aplicativo permitindo que as pessoas soubessem quando foi feito um print dos seus stories, acabou ganhando força. No entanto, tudo não passa de uma grande fake news.

Procurada pelo site Tilt, a empresa negou que exista qualquer atualização sendo feita com tal funcionalidade. “As pessoas não passarão a ser notificadas caso alguém tire um print screen de seus Stories e não há qualquer atualização prevista para o aplicativo neste sentido”, disse o comunicado.

De acordo com as especulações feitas na internet, a ferramenta teria ainda uma espécie de “arquivo”, sinalizando todos os stories, desde o ano de 2018, que foram registrados pelos prints de tela de outras pessoas.

Quando o Instagram realmente testou a funcionalidade, lá em 2018, a ideia era que a pessoa que tivesse tirado um print dos stories aparecesse com um símbolo ao lado do nome. Foto: Reprodução/Instagram

Ninguém sabe ao certo quando a fake news começou a circular, mas dados do Google Trends mostram que a busca por “Instagram vai mostrar quem tirou print” cresceu no dia 14 de maio. O Tilt identificou que no dia 13 deste mês, uma usuária no Twitter publicou o print de uma notícia com o título “Instagram notifica quem tira print dos seus Stories”.

O post recebeu milhares de retuítes e curtidas. Porém, a notícia era do ano de 2018, quando a rede social realmente testou a funcionalidade com alguns poucos usuários. Meses depois, o Instagram desistiu da ideia e manteve tudo como funciona hoje em dia. As pessoas só recebem notificações de print é feita a captura de tela de mensagens temporárias enviadas diretamente para outro perfil na ferramenta Direct Messages.