Se tem uma coisa que muita gente vive se perguntando é como o algorítimo do Instagram funciona. Enquanto muitos reclamam por verem posts de cinco dias atrás em seu feed e pedem a volta da ordem cronológica das publicações, o aplicativo finalmente explicou como seu algorítimo decide o que vai aparecer na sua timeline, de acordo com os perfis que você segue.
Na última semana, a empresa reuniu um grupo de repórteres em seu novo escritório em São Francisco, Califórnia, e divulgou os elementos que pesam na hora de montar o feed. O chefe de produto do Instagram, Julian Gutman, explicou ao TechCrunch que o aplicativo classifica três fatores principais ao criar os feeds dos usuários: interesse, atualidade e relacionamento.
“Interesse” se refere a como o aplicativo usa o sistema para analisar seu comportamento e decidir com quais postagens você provavelmente se importará mais, com os mais relevantes aparecendo primeiro no feed. “Atualidade” indica que a rede social ainda prioriza as publicações mais recentes na horas de organizar sua linha do tempo. E o fator “relacionamento” considera a relação assumida entre você e o autor do post original, analisando o grau de interação por meio de curtidas, comentários e fotos marcadas.
Segundo o site, outros elementos que também influenciam a montagem do feed são: a frequência que você abre o Instagram, já que aplicativo tenta mostrar as melhores postagens desde sua última visita; o número de pessoas que você segue, o que significa que quanto mais usuários você seguir, o Instagram escolherá uma variedade maior de autores para que você veja menos pessoas específicas; e o tempo que você gasta no aplicativo, que determina se você vê os melhores posts durante sessões mais curtas, ou se vai mais a fundo nas publicações, passando um tempo maior no app.
A empresa também afirmou que não tem planos de restabelecer o algoritmo original nem trazer de volta o feed cronológico, e que a classificação por relevância levou a seus mais de 800 milhões de usuários a verem 90% das postagens de seus amigos e gastarem mais tempo na rede social. Segundo a equipe do Instagram, o aplicativo não esconde publicações no feed e você verá todos os posts de todos que você segue, se você continuar navegando na timeline.
E vocês, preferem o algoritmo novo ou o antigo?