Nesta terça-feira (18), usuários relataram problemas para acessar sites e plataformas como o X (antigo Twitter), ChatGPT e a Amazon em vários países. A falha pode estar relacionada à Cloudflare, serviço de tecnologia que ajuda sites a protegerem e gerenciarem seu tráfego na internet.
O portal Downdetector, que reúne reclamações de usuários, registrou 5.141 ocorrências relacionadas ao Cloudflare por volta das 9h08 de hoje. Já o X chegou a 1.213 reclamações por volta das 8h42.
Plataformas de bancos, como Bradesco e Banco do Brasil também aparecem com ocorrências. Internautas ainda alegaram problemas em aplicativos como o Canva e jogos como o League of Legends. O próprio site do Downdetector apresenta instabilidade.
Segundo a Bloomberg, a Cloudflare informou em seu site que está investigando o problema. A mesma página mostrava que a Cloudflare vinha enfrentando adversidades em um portal de suporte ao cliente, e que havia programado algumas manutenções em determinadas áreas anteriormente.

Em determinado momento, o próprio site de status de interrupções da Cloudflare não estava carregando. O software é usado por milhares de empresas ao redor do mundo, atuando como uma “buffer” – uma barreira que as protege contra acessos em excesso – entre seus sites e os usuários finais. Além disso, ajuda a resguardar as plataformas de ataques que possam sobrecarregá-los com tráfego.
No Threads, que possui um método de uso similar ao X, uma série de publicações reclamou da “queda” das plataformas. “Está caído o X?”, questionou um perfil. “O Twitter caiu por aí também? Parece que alguém tropeçou nos cabos do servidor”, comentou outro. “É galerinha, foi tudo de base”, escreveu uma terceira pessoa.
