Nesta quinta-feira, 30 de novembro, a Meta anunciou uma nova ferramenta para os usuários do WhatsApp: o código secreto. No comunicado, a plataforma apresentou o recurso como uma nova camada de privacidade, já que tais conversas irão “desaparecer” do aplicativo e só poderão ser acessadas com a senha escolhida pelo usuário. Eita!
Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, a nova ferramenta é uma extensão do Bloqueio de Conversa, recurso lançado em maio deste ano, que permite proteger suas conversas mais íntimas, removendo-as da caixa de entrada e colocando-as em sua própria pasta, que só pode ser acessada com a senha do seu dispositivo ou por biometria.
O código secreto, entretanto, vai além, fazendo com que as conversas só apareçam no app quando o código escolhido é digitado na aba de pesquisa. Antes disso, os chats ficam totalmente invisíveis para qualquer pessoa que usar o aparelho. “[O recurso] é mais uma forma de proteger essas conversas e torná-las mais difíceis de encontrar caso alguém tenha acesso ao seu telefone ou se você compartilhar seu telefone com outra pessoa”, explicou a Meta no comunicado oficial.
Para utilizar o recurso, basta pressionar em cima da conversa e clicar em “bloquear” – sem precisar acessar as definições da conversa. Na sequência, você deverá definir uma senha única (diferente da que usa para desbloquear seu telefone), que acrescentará uma camada extra de proteção e privacidade a todas as suas conversa bloqueadas.
Além disso, você também terá a opção de esconder a pasta Conversas Ocultas da sua lista de chats, de modo que elas só possam ser descobertas digitando o seu código secreto na barra de pesquisa.
A novidade foi disponibilizada hoje (30) para a comunidade do WhatsApp nos Estados Unidos, após o feedback positivo em torno do Bloqueio de Conversa. O recurso deverá ficar à disposição dos usuários mundialmente nos próximos meses.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques