WhatsApp disponibiliza recurso de pagamentos para enviar e receber dinheiro através do aplicativo; Brasil é o primeiro país com a novidade — Saiba como usar

Novidades no WhatsApp! Nesta segunda-feira (15), a empresa anunciou a liberação de um recurso de pagamentos, que permite enviar e receber dinheiro com segurança diretamente através das conversas na plataforma. A ferramenta poderá ser usada para pessoas físicas e pequenas empresas apenas do Brasil, e começará a entrar nas contas a partir de hoje.

De acordo com um comunicado oficial do aplicativo, mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira e já é muito comum para essas empresas usarem o WhatsApp para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos.

“Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, explicou a plataforma em nota.

Os pagamentos acontecerão através de uma nova função chamada “Facebook Pay”. “No futuro, queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”, citou o WhatsApp, referindo-se provavelmente ao próprio Facebook e também ao Instagram.

O recurso só está disponível no Brasil (Foto: Divulgação)

De acordo com a empresa, um dos pilares do recurso é a segurança e, por isso, será necessário informar um ‘PIN’ de seis dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação e, assim, evitar pagamentos não autorizados. Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras sem taxas, mas as empresas precisarão pagar uma taxa de 3,99% por transação.

Segundo informações do “G1”, as transações só podem ser feitas em real e dentro do Brasil. Há um limite de mil reais por transação e cinco mil reais por mês, com possibilidade de até 20 transações por dia. O recurso será disponibilizado gradualmente a partir desta segunda (15) e futuramente todos os usuários no Brasil poderão aproveitar os benefícios.

SAIBA COMO USAR

Exemplo de como o recurso será utilizado no app (Foto: Divulgação/WhatsApp)

Assim que seu WhatsApp for atualizado com a função, você verá a ferramenta chamada “Pagamento” no mesmo menu do envio de imagens. Quando o usuário clicar nela, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta no Facebook Pay.

Ali, será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha de seis dígitos, além de incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos participantes (débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi). As informações de cartão são encriptadas.

Por fim, será preciso verificar o cartão junto ao banco, recebendo um código por SMS, email ou aplicativo da instituição. A partir daí os pagamentos serão automáticos e só será preciso incluir a senha ou reconhecimento biométrico do celular a cada transação.