Whatsapp Celular

WhatsApp GB viraliza após relatos de banimentos e divide opiniões na web; entenda!

Versão “pirata” do WhatsApp foi parar entre os assuntos mais comentados após relatos de banimentos

O nome do aplicativo WhatsApp GB foi parar entre os assuntos mais comentados no Twitter de ontem (21) até esta terça-feira (22). Isso se deu porque muitos internautas relataram que o WhatsApp estaria banindo usuários dessa sua versão “pirata”. Mas o que é o WhatsApp GB, e o que a plataforma original diz sobre o assunto?

O WhatsApp GB utiliza contas criadas no WhatsApp e traz alguns funções diferentes, como o agendamento de mensagens, a possibilidade de ver mensagens e status já apagados, a conexão de mais de um número de telefone no mesmo perfil, além de permitir esconder o status de “online”, entre outros recursos. Esse “clone” da rede social está disponível apenas para celulares com Android, e só pode ser baixado fora da Play Store.

Priscilla Du Preez Bjhuu6bpuza Unsplash (1)
Muitos usavam a versão “pirata” do WhatsApp para poder ver mensagens apagadas entre outros recursos. (Foto: Priscilla Du Preez on Unsplash)

De acordo com o WhatsApp, não há suporte para versões alternativas do aplicativo pela dificuldade de garantir a segurança neles e porque configuram uma violação de suas diretrizes. “Os aplicativos não compatíveis [tal qual o WhatsApp GB] são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos termos de serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, disse a empresa em um comunicado, segundo o G1.

Continua depois da Publicidade

As únicas versões oficiais do aplicativo são o WhatsApp Messenger, o WhatsApp Business, além do serviço WhatsApp Web, que dá acesso às mensagens no navegador de internet. No caso de quem recebeu a mensagem de “temporariamente banido”, ainda é possível voltar a usar a versão oficial do WhatsApp e restabelecer sua conexão. Contudo, a plataforma alerta que o uso recorrente do WhatsApp GB e outras versões alternativas pode acarretar numa exclusão permanente da rede. Para os que farão a migração, também é recomendado fazer um backup das mensagens.

Assunto divide opiniões na web

Nas redes sociais, muitos ficaram indignados ao saber que poderiam ser banidos por utilizar a versão não-oficial do WhatsApp, falando dos diferenciais do aplicativo. “Imagina não ver mais status constrangedores que foram apagados??? E mensagens que se arrependem? Dói só de pensar”, opinou uma conta no Twitter. “WhatsApp GB não pode ser derrubado, ele pisa no tradicional, sem contar que é organizado de um lado só mensagens, no outro apenas grupos! Vai me dar uma ziquizeira ver tudo embolado, não tô preparada”, refletiu outro perfil. Olha só:

Continua depois da Publicidade

Por outro lado, foram várias as pessoas que celebraram os banimentos, criticando justamente as funções curiosas da outra versão do app de mensagens. “Tô muito triste vendo todo mundo que tem WhatsApp GB ter o número banido, muito”, escreveu o internauta Bruno Santos. “Se eu ver que a pessoa tem WhatsApp GB, não dou meu número nem ferrando, sai pra lá psicopata”, alfinetou outra conta. Veja mais reações:

Continua depois da Publicidade