WhatsApp, Instagram e Facebook saem do ar, e web reage: “Zuckerberg tropeçou nos fios”; entenda!

Caiu! Na tarde desta sexta-feira (19), o WhatsApp foi parar no topo dos assuntos mais comentados do Twitter, com mais de 1 milhão de citações, após uma inesperada instabilidade da rede. Outros serviços do Facebook, como a própria rede social e o Instagram, também ficaram “fora do ar” por cerca de 40 minutos – impossibilitando a comunicação de milhões de usuários.

A instabilidade foi registrada em vários lugares do mundo – nos Estados Unidos, na Austrália, na Europa e em diversos outras localizações. Segundo o site Downdetector.com, especializado em mapear “quedas” nos aplicativos, houve um pico de reclamações sobre o Facebook, Instagram e WhatsApp por volta das 14h30 (no horário de Brasília). Apenas sobre o aplicativo de troca de mensagens, foram registradas mais de 24 mil queixas entre as 14h20 e 15h, enquanto o Instagram chegou ao número de 119 mil reclamações, de acordo com o The Verge.

O Downdetector mapeou um pico enorme de reclamações das redes sociais. (Foto: Reprodução)

Vale lembrar que, no mundo todo, mais de 3 bilhões de pessoas usam ao menos um dos aplicativos do grupo Facebook – o que justifica o alto número de reclamações e postagens nas redes sociais paralelas, como o Twitter. Procurado pelo hugogloss.com, o WhatsApp explicou o que levou os aplicativos a saírem do ar. “Hoje, mais cedo, tivemos uma instabilidade técnica que fez com que as pessoas tivessem dificuldade para acessar alguns serviços do Facebook. Essa questão já está resolvida”, disse um porta-voz do Facebook. Mais cedo, a equipe do Instagram também disse estar investigando o problema.

Continua depois da Publicidade

Reações da web

Sem ter para onde correr, diversas pessoas recorreram ao Twitter para expressar seu incômodo e o misto de emoções causados pela queda das principais redes sociais. É claro que os memes não ficariam de fora, né? Como os de muita gente que se sentiu feito de “bobo” após tentar reiniciar a Internet, o celular e todos os aparelhos várias vezes em vão… Tipo eu e você!

Continua depois da Publicidade

Com essa história toda, sobrou até pro Mark Zuckerberg – dono das redes sociais. Vários internautas imaginaram motivos bem inusitados para a queda. “*WhatsApp e o Instagram caíram*. O Zuckerberg: kkkkk Desculpa aí, família, pai tropeçou nos cabos aqui kkkkk”, brincou o Vall.

Continua depois da Publicidade

Até os rivais do WhatsApp entraram na onda, como o perfil do Telegram no Twitter. “Desta vez eu não vou postar memes, deixo com vocês”, brincou a conta do aplicativo de mensagens. Assim como fez o app Signal: “Os cadastros no Signal estão altíssimos; sejam todos bem-vindos! Solidariedade aos colegas trabalhando na queda do WhatsApp. Pessoas de fora da indústria tech nunca entenderão como soa estranho para eles quando alguém diz que espera ansiosamente por uma folguinha no fim de semana”.

As reações não pararam por aí e o assunto deu mesmo o que falar… Veja algumas delas abaixo:

Continua depois da Publicidade

Mas a pergunta que não quer calar é: