O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, revelou que deixará de funcionar em três modelos de iPhone a partir de maio de 2025. Portanto, quem ainda estiver com os aparelhos mais antigos, precisará adquirir um novo dispositivo para continuar na plataforma da Meta.
Conforme a lista divulgada nesta semana, os modelos afetados são iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6s. A versão 5s foi lançada em 2013, enquanto os outros dois chegaram ao mercado em 2014. Ou seja, todos têm 10 anos ou mais. Os aparelhos não poderão ser atualizados para as versões do sistema operacional que o WhatsApp exigirá em 5 de maio de 2025.
Por que o WhatsApp deixará de funcionar?
De acordo com o site especializado WABetaInfo, o aplicativo suporta dispositivos com iOS 12 ou superior. No entanto, uma atualização futura exigirá iOS 15.1 para que o WhatsApp funcione adequadamente.
Para ajudar os usuários que serão influenciados, a plataforma fornecerá um aviso com cinco meses de antecedência, tempo determinado como “suficiente para atualizar os aparelhos ou considerar outras opções, caso o hardware não suporte versões mais recentes do iOS”.
O site detalhou, ainda, a mudança. “As versões mais recentes do iOS incluem APIs atualizadas e tecnologias melhoradas que o WhatsApp utiliza para oferecer seus recursos. Por não suportar as versões antigas, o WhatsApp poderá otimizar o aplicativo e introduzir funcionalidades que não seriam possíveis em sistemas operacionais desatualizados”, explicou.
Precauções
Como forma de se precaver, o portal MacRumors recomendou que os usuários que desejam atualizar seus aparelhos façam um backup das conversas no iCloud. A ação permitirá que todo o histórico de mensagens e mídias seja restaurado em um dispositivo mais recente. O WhatsApp também fornece instruções detalhadas sobre como realizar essa transferência na configuração “Centro de Ajuda”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques