Calma, galera! WhatsApp não vai dedurar prints com um terceiro tique azul. Boatos recentes incendiaram as redes sociais de que o WhatsApp estava prestes a implementar um terceiro tique azul para “denunciar” quem fizesse prints das conversas. Mas, podem respirar aliviados (ou não rs), isso não passa de fake news.
De acordo com informações obtidas pelo Tilt, canal de tecnologia do UOL, fontes próximas à empresa confirmaram que essa funcionalidade não está nos planos do aplicativo — pelo menos por enquanto.
De onde surgiu essa história?
Algumas páginas do Instagram e TikTok começaram a divulgar que o WhatsApp estaria testando um novo recurso de notificação de prints. A ideia seria adicionar um terceiro “risco azul” no canto inferior da conversa, alertando quando alguém capturasse a tela. Acontece que essa história já é velha: um rumor semelhante circulou em dezembro de 2021, mas nunca se concretizou.
A justificativa apresentada pelos boatos seria o aumento da transparência entre os usuários e a proteção de informações confidenciais, especialmente em grupos. A funcionalidade ajudaria a identificar quem está “vazando” mensagens ou compartilhando conteúdo sem permissão.
Mas afinal, como funcionam os “tiques”?
Caso você ainda esteja com dúvidas, aqui vai um lembrete sobre os símbolos do WhatsApp:
- Um tique (cinza) indica que a mensagem foi enviada;
- Dois tiques (cinzas) confirmam que a mensagem chegou ao destinatário;
- Dois tiques azuis aparecem quando a mensagem é lida.
Funções que já limitam prints no WhatsApp:
Embora não exista uma notificação de captura de tela, o app já possui restrições em dois casos específicos:
Foto de perfil: ao tentar fazer um print da imagem ampliada de um contato, a tela aparece toda preta.
Imagens de visualização única: as famosas fotos que somem após serem vistas também bloqueiam capturas de tela.
Recentes atualizações no WhatsApp:
Enquanto o terceiro tique azul é só rumor, o WhatsApp segue aprimorando outras funcionalidades. Recentemente, a plataforma lançou melhorias na qualidade das chamadas de vídeo, novos filtros e até transcrição automática de áudios. Além disso, o app implementou um indicador mais visível para quando alguém está digitando no chat.