Parece ficção, mas é a vida real mesmo… Na noite desta quarta-feira (23), ladrões invadiram o set de filmagens de “The Crown“, drama de sucesso da Netflix, e furtaram mais de 200 joias e antiguidades. Ao todo, os objetos valiam mais de £150 mil libras esterlinas – importância que equivale a, aproximadamente, R$ 1 milhão.
O assalto foi confirmado pela plataforma, em nota emitida à Sky News. O caso aconteceu nas locações de Doncaster, na Inglaterra, onde equipe e elenco estavam filmando a 5ª temporada da série baseada na família real britânica. A polícia de South Yorkshire afirmou que três veículos contendo adereços usados em TV e filmes foram arrombados e “vários itens foram levados”.
Segundo representantes do streaming, entre as antiguidades furtadas estava uma rara e caríssima réplica de ovo Fabergé, relíquia valiosa adquirida pelo avô da rainha Elizabeth II, George V e sua esposa, a rainha Mary, em 1933. O objeto foi baseado nas obras-primas da joalharia de Peter Carl Fabergé, produzidas entre 1885 a 1917, para os czares da Rússia. Os mais de 200 itens incluíam, ainda, candelabros, joias, um relógio de pêndulo e talheres.
“Os produtores têm um olho incrível para os detalhes e cada item foi meticulosamente escolhido. Perder o lote é de partir o coração”, disse uma fonte anônima, em entrevista ao The Sun. Ainda de acordo com um porta-voz da Netflix, o incidente não afetará as filmagens, pois “substitutos para os objetos serão encontrados”.
As autoridades locais estão investigando a situação e instruíram as lojas de antiguidade ao redor do Reino Unido a “ficar de olhos abertos”, no caso de alguém tentar lhes vender algum dos itens furtados. O The Sun informou, ainda, que os ladrões conseguiram ter acesso aos caminhões antes das filmagens de cenas com Imelda Staunton como a rainha Elizabeth e Jonathan Pryce como o príncipe Philip.
Além da dupla, o elenco da nova temporada de “The Crown” contará com Elizabeth Debicki na pele de princesa Diana, Dominic West como príncipe Charles e Jonny Lee Miller como John Major. Lesley Manville interpretará a desbocada princesa Margaret, enquanto Senan West viverá um jovem príncipe William. A produção chega à plataforma em novembro de 2022.