Anok Yai perde prêmio de Modelo do Ano para Alex Consani, e faz desabafo: “Eu não quero mais”

Alex Consani fez história ao ser a primeira mulher trans a levar a estatueta

A modelo Anok Yai desabafou após ser indicada e não ganhar o British Fashion Council, considerado o Oscar da Moda, pela segunda vez consecutiva. O prêmio aconteceu nesta segunda-feira (2), em Londres, e consagrou Alex Consani como a Modelo do Ano. Assim, a estadunidense entrou para a história da moda como a primeira mulher trans a ganhar a estatueta.

Em seu discurso, Alex agradeceu as mulheres trans negras. “Eu sou a primeira mulher trans a ganhar este prêmio. Mas eu não posso aceitar esse prêmio sem agradecer aquelas que vieram antes de mim e, especialmente, as mulheres negras trans que lutaram por este espaço”, disse ela.

“Agora mais do que nunca é uma conversa importante que deve ser tida sobre como realmente apoiar e levantar um ao outro dentro desta indústria, especialmente aqueles que se sentiram insignificantes, porque a mudança é mais do que possível. É necessária e este é um grande passo na direção certa. Muito obrigada a todos”, adicionou.

Assista ao vídeo completo abaixo:

O prêmio honra o “impacto global” de alguém que “dominou a indústria” nos últimos 12 meses através do resultado da combinação da opinião de um painel da indústria com uma votação pública. Porém, após ser indicada duas vezes e não receber o prêmio, Anok desabafou no X: “Alex, eu te amo e estou tão orgulhosa de você. British Fashion Council, obrigada, mas eu não quero mais”.

Continua depois da Publicidade

“Se você tivesse visto o esforço que eu vi Alex colocar, entenderia o quanto estou orgulhosa dela. Mas Alex pode estar orgulhosa, e eu posso estar exausta ao mesmo tempo. Isso não diminui o quanto nos amamos”, acrescentou. Ela ainda publicou uma imagem de Kanye West nos stories do Instagram, de quando ele ficou indignado ao ver que Beyoncé perdeu o MTV Music Awards para Taylor Swift, em 2009.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques