Não importa quais sejam suas intenções nas redes sociais, sempre vai ter alguém para criticar, né? Hoje (21), Bruna Marquezine usou seu Instagram — que tem quase 37 milhões de seguidores — para chamar atenção para os vazamentos de óleo no litoral nordestino. Em seu texto, Bruna pediu que a população exija que as autoridades responsáveis pelo caso tomem “atitudes urgentes”. No entanto, apesar de muitas pessoas apoiarem o discurso da atriz, alguns seguidores não gostaram da publicação e usaram um tom debochado para rebater Bruna. Foi aí que a estrela não deixou barato e deu respostas afiadas!
“O nosso meio ambiente pode levar DÉCADAS para se recuperar dessa tragédia. Já são mais de 300 PRAIAS do nordeste CONTAMINADAS pelas manchas de óleo”, disse Bruna em sua mensagem, acompanhada de fotos de uma praia tomada por óleo e uma tartaruga coberta pelo líquido, além da bandeira brasileira manchada de preto. “E pra você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo CONTAMINAR TODA A CADEIA ALIMENTAR da qual NÓS fazemos parte. Repensou agora?”, indagou.
A atriz também fez uma crítica ao governo: “O Brasil, e principalmente os governos estaduais e municípios claramente NÃO TEM PREPARO E ESTRUTURA para lidar com um vazamento de óleo desse tamanho e o atual governo age com DESCASO e prefere apontar dedos do que decretar ESTADO DE EMERGÊNCIA e executar as ações necessárias num momento grave como este, incluindo buscar e aceitar ajuda de qualquer outro país”. Para completar, ela afirmou que os combustíveis fósseis são a “principal razão do aquecimento global”, disse que precisamos encontrar uma “matriz energética 100% limpa e renovável”, e ainda deixou uma mensagem urgente: “Não. Existe. Planeta. B”.
Bruna também agradeceu “ao povo nordestino e a todos os voluntários”. “O MUNDO está vendo que VOCÊS estão limpando o óleo do nosso mar no braço. OBRIGADA. Eu, do fundo do meu coração, queria poder estar aí, fisicamente, me sentindo mais útil nessa luta. Por último, por favor, tomem os cuidados necessários para preservar a saúde e continuem documentando tudo que está acontecendo e o quanto o nosso meio ambiente, vocês e consequentemente todos nós estamos sendo afetados”, concluiu.
Apesar da mensagem extremamente importante e atual, algumas pessoas parecem ter ignorado o ponto dela e partiram para as grosserias. “Você calada é uma poetisa”, declarou um usuário, com emojis chorando de rir. Porém, Bruna não se deixou abater: “Você sem me seguir é uma bênção!”.
“Agora virou ‘topper’ depois de 1 mês de vazamento. A publicidade na tragédia para ter views. Triste”, alfinetou outra seguidora. “Infelizmente só depois de um mês de vazamento, e eu não tenho o menor problema em assumir isso, fui entender a real gravidade do assunto e continuo buscando aprender mais. E infelizmente depois de mais de um mês as autoridades não fizeram NADA! Se tem uma coisa que eu não preciso é biscoito!”, respondeu a atriz.
“Tão sensata, por que não vai ajudar??? Coloca a mãozinha como estão fazendo contas de voluntários”, disse outro insatisfeito com a postagem. E Bruna rebateu: “Você tá ajudando com as próprias mãos, ô abençoado? Não vou fazer pq não é responsabilidade da população, inclusive temo pela saúde dos que estão fazendo. Sou grata por cada um deles, mas fico indignada que as autoridades, mesmo depois de um mês, não tenham feito nada, nem dado nenhuma resposta concreta. E não vou também porque não posso, estou trabalhando, mesmo vocês achando que artista não serve pra nada e fica em casa fazendo nada. Eu amo minha arte e respeito meu trabalho e os profissionais que trabalham comigo e nesse momento não posso abandonar tudo e todos pra ir ajudar como eu gostaria. Parem de cobrar o que não fazem e principalmente das pessoas erradas. Não é porque não estou lá (e nenhum cidadão deveria ter que estar) que não posso usar minha voz”. Deu a letra, né?
Veja a postagem de Bruna na íntegra abaixo: