Neste domingo (18), o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden revelou ter sido diagnosticado com uma “forma agressiva” de câncer de próstata. A informação foi divulgada por meio de um comunicado oficial de seu gabinete. Após a repercussão, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma mensagem a Biden por meio de sua rede social, a Truth Social.
“Melania e eu ficamos tristes ao saber do recente diagnóstico médico de Joe Biden. Desejamos nossos melhores votos a Jill e sua família, e desejamos a Joe uma recuperação rápida e bem-sucedida”, afirmou Trump.
A declaração chamou atenção por vir após meses de duras críticas e ataques de Trump ao democrata, com quem disputou a presidência. Durante sua campanha, o republicano frequentemente zombou da saúde de Biden, questionando suas capacidades cognitivas, imitando seus gestos e apelidando-o de “sonolento Biden”.
Em meio às especulações, a Casa Branca, ainda sob o comando de Biden, chegou a divulgar, em fevereiro de 2024, um boletim médico garantindo que não havia “nenhuma nova preocupação” com a saúde do presidente e que ele permanecia “apto para o trabalho“.

Diagnóstico
O comunicado oficial divulgado neste domingo (18) informa que Biden recebeu o diagnóstico na sexta-feira (16), após exames realizados devido a sintomas urinários. A equipe médica detectou um novo nódulo na próstata, e os testes confirmaram a presença de câncer com metástase óssea.
A confirmação veio à tona dias depois de um porta-voz afirmar que o ex-presidente havia sido recentemente examinado por causa de um pequeno nódulo descoberto em sua próstata. “Na semana passada, o presidente Joe Biden foi avaliado após apresentar sintomas urinários crescentes, e um novo nódulo prostático foi identificado. Na sexta-feira, ele recebeu o diagnóstico de câncer de próstata, caracterizado por uma pontuação de Gleason 9 (Grupo de Grau 5), com metástase óssea”, detalhou o comunicado.
A nota ressalta ainda que, apesar da gravidade da doença, o câncer se mostrou sensível a hormônios, o que, segundo os médicos, permite um controle mais eficaz. Biden, de 82 anos, está discutindo as possibilidades de tratamento com sua equipe médica, junto da família.
Nas redes sociais, diversas figuras políticas manifestaram apoio ao ex-presidente. Kamala Harris, que foi vice-presidente em seu mandato, escreveu que ela e seu marido, Doug Emhoff, estão em oração pela família Biden.
“Joe é um lutador — e sei que ele vai enfrentar esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e sua liderança”, declarou Harris.
Doug and I are saddened to learn of President Biden’s prostate cancer diagnosis. We are keeping him, Dr. Biden, and their entire family in our hearts and prayers during this time. Joe is a fighter — and I know he will face this challenge with the same strength, resilience, and… pic.twitter.com/gG5nB0GMPp
— Kamala Harris (@KamalaHarris) May 18, 2025
[anuncio
Barack Obama, presidente dos EUA entre 2009 e 2017, quando Biden foi seu vice, também se pronunciou. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele expressou solidariedade ao colega.
“Ninguém fez mais para buscar tratamentos inovadores contra o câncer, em todas as suas formas, do que Joe, e tenho certeza de que ele vai enfrentar esse desafio com sua habitual determinação e dignidade. Oramos por uma recuperação rápida e completa”, escreveu Obama.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesMichelle and I are thinking of the entire Biden family. Nobody has done more to find breakthrough treatments for cancer in all its forms than Joe, and I am certain he will fight this challenge with his trademark resolve and grace. We pray for a fast and full recovery.
— Barack Obama (@BarackObama) May 18, 2025