A filha de Steve Jobs, Lisa Brennan-Jobs lançou na terça-feira (4) o livro de memórias “Small Fry”. Boa parte da publicação é dedicada ao delicado relacionamento que ela mantinha com o co-fundador da Apple. Como, por exemplo, o fato dele negar a paternidade por 10 anos e dele só ter pedido perdão a ela no leito de morte, aos 56 anos, em 2011.
Lisa cresceu com a mãe solteira em Palo Alto, na Califórnia. A situação em que as duas viviam era complicada e a menina teve que se mudar 13 vezes aos 7 anos. Ameaçada pelo serviço social de ir morar em um abrigo, a menina foi obrigada a ir para a casa do pai, onde teria vivido ‘um inferno na terra’. Nesta quarta-feira (5), a escritora foi ao “Today Show” e comentou um pouco mais sobre a relação. “Há uma pessoa realmente famosa nessa história, mas em muitos aspectos essa história de amadurecimento de uma garota que cresceu na Califórnia nos anos 80 e 90 é também uma história universal. Acho que é fácil esquecer porque há essa distração dessa pessoa famosa. Todos nós temos complexidade em nossas vidas“, contou.
“Sometimes you save things from your past that you don’t quite understand. They’re like little boxes, and you preserve them for later when you can unwrap them and try to understand what they meant.”
Watch @LisaBrennanJobs’ full interview with @hodakotb about her memoir pic.twitter.com/7CJNPX5pyz
— TODAY (@TODAYshow) 5 de setembro de 2018
No livro, ela também conta que chegou a ouvir um boato de que seu pai trocava de carro sempre que arranhavam o dele. Uma vez, quando criança, ela perguntou se podia pegar o veículo quando ele não quisesse mais e ouviu tal resposta de Jobs: “Você não vai pegar nada. Você entende? Nada. Você não vai receber nada“. O pedido de desculpas por não ter passado mais tempo com ela, por esquecer o aniversário de Lisa e por não retornar suas ligações veio quando Steve estava enfrentando um câncer no pâncreas no hospital. Segundo Lisa, ele pediu perdão e repetia: “Eu te devo uma, eu te devo uma“.
Mas se engana quem pensa que somente ela era alvo das grosserias dele. Uma vez, os dois foram em um restaurante e Jobs pediu para suas cenouras serem milimetricamente cortadas. Sempre que a garçonete trazia a salada, ele reclamava e mandava ela voltar, até que ele disse: “Você deveria pensar sobre por que está aqui e se realmente está fazendo seu trabalho. Porque até agora o que você está fazendo é uma porcaria. Tudo o que você fez é uma porcaria. Você só traz isso de novo e de novo“.
Mesmo com um relacionamento complicado ao longo da vida, a escritora diz que não guarda rancor dele e que eles até passaram momentos fraternos. “Meu namorado estava em uma peça e estava muito frio e ele (Steve) não tinha um suéter porque ele não sabia o quão frio era. Mas ele não reclamou e sentou-se durante a coisa toda porque sabia o quanto isso era importante para mim“.
*Leia também:
Biógrafo de Diana revela detalhes sobre separação de Meghan em livro: “Enviou aliança por correio”
Apple anuncia lançamento de emojis com vários tipos e novos tons de cabelo; vem ver!