Uma foto de Kate Middleton, publicada no domingo (10), dois meses depois de sua internação para uma cirurgia abdominal, gerou polêmica na internet. A imagem, em que a princesa de Gales aparece ao lado dos filhos, traz erros grotescos de Photoshop, e até as agências tiraram o clique do ar. Diante da polêmica, a futura rainha se retratou nas redes sociais e admitiu a edição.
Na foto, que teria sido tirada pelo príncipe William, de acordo com o Palácio de Kensington, Kate surge junto aos herdeiros, os príncipes George e Louis, e a princesa Charlotte. O post feito nas redes sociais era uma homenagem ao Dia das Mães no Reino Unido. Porém, não demorou para que alguns erros de edição fossem apontados na foto, e que passaram despercebidos pela equipe da família real britânica. Veja o post original:
Thank you for your kind wishes and continued support over the last two months.
Wishing everyone a Happy Mother’s Day. C
📸 The Prince of Wales, 2024 pic.twitter.com/6DywGBpLLQ
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) March 10, 2024
As falhas no Photoshop listadas pelos internautas incluem: a mão de Kate colocada por trás de Charlotte; a manga do suéter de Charlotte desalinhada ao restante da peça, bem como seu joelho fora de foco; a mão direita de George com pouca nitidez, assim como as de Kate; um zíper desalinhado; e uma parte da paisagem também sem foco.
Nas redes, usuários apontaram que uma foto antiga de Kate teria sido colocada do lado dos filhos para dar a ideia de que ela teria se reunido com eles, naquelas condições, no Dia das Mães. Como se sabe, desde a internação, o real estado de saúde de Middleton, passou a ser um mistério. Confira:
The wrist of the red jumper wasn’t copied over properly from another picture! pic.twitter.com/FzS97vCmub
— Kathleen 🌿🌲 (@mossgatherer_) March 10, 2024
#KateMiddleton photoshop mistakes. pic.twitter.com/FclHnHZbsE
— Shao Trommashere (@MedicTrommasher) March 10, 2024
Agências retiram fotografia
De acordo com o The Independent, seis das maiores agências de fotos do mundo retiraram a imagem de circulação depois de notarem a manipulação do registro. A Associated Press (AP), Reuters, Agence France-Presse (AFP) e a Getty Images emitiram um “kill notice”, termo da indústria usado para fazer uma retratação, ainda na noite de ontem, explicando a medida tomada.
“Em uma inspeção mais detalhada, parece que a fonte manipulou a imagem. Nenhuma foto substituta será enviada”, declarou a AP. A Reuters também afirmou ter retirado a foto “após uma revisão pós-publicação”. Nesta segunda-feira (11), a PA foi outra a reagir às manipulações. A agência de fotografia britânica informou que, por não haver esclarecimentos por parte do Palácio de Kensington, optou por retirar a foto de seu catálogo.
Segundo fontes reais, Middleton fez “pequenos ajustes” na imagem que foi publicada online pelo Palácio de Kensington. O clique pretendia ser apenas uma “fotografia amadora de família”, divulgada para marcar a data comemorativa. Conforme a testemunha, a equipe do palácio disse que não iria editar novamente o registro, e que portanto, ele foi postado como receberam.
Kate se pronuncia
Diante da repercussão do caso, Kate Middleton se manifestou sobre o ocorrido através do perfil que compartilha com o marido, o príncipe William, no Instagram. A princesa de Gales admitiu ter alterado a fotografia e se desculpou pela confusão criada.
“Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Gostaria de expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família que compartilhamos ontem tenha causado. Espero que todos que comemoram tenham tido um feliz ‘Dia das Mães'”, escreveu Kate.