Gente, que horror! Marcus Hyde, fotógrafo de Kim Kardashian, Kanye West e Ariana Grande, foi denunciado publicamente por uma modelo após pedir nudes como “troca” para fotografá-la. Como se não bastasse, após o desabafo da profissional, várias outras mulheres surgiram relatando que já haviam passado por situações parecidas, ou até piores, com o fotógrafo.
Tudo começou após Sunnaya postar vários stories de sua conversa absurda com Hyde. Através do próprio Story do Instagram, ele havia perguntado: “Quem quer fotografar?”. A modelo se voluntariou, mas ficou chocada com o rumo que o diálogo tomou pelas DMs da rede social.
“Nude?”, questionou Marcus. Sunnaya respondeu: “Eu não tenho fotos nuas. Fico confortável fotografando em lingerie e nudez parcial.” “Então é 2 mil”, rebateu o fotógrafo. A modelo perguntou se as fotos nuas fariam a sessão ser de graça e, após a confirmação de Hyde, disse: “Okk, posso fotografar nua, mas eu não quero te enviar nudes. Você ainda vai querer fotografar?”. “Por 2 mil”, replicou o homem.
“Só porque eu não vou te mandar nudes antes de fotografar?”, disse Sunnaya, indignada. “Sim, preciso ver se você vale a pena”, respondeu ele. Após a negação da modelo, Marcus ainda se mostrou prepotente ao rebater: “Então ache outra pessoa, eu continuarei fotografando celebridades.” Gente!
Foi aí que a jovem resolveu postar todos os prints da conversa em sua conta no Instagram, na qual acumula quase 20 mil seguidores. Hyde ainda teve a audácia de responder aos stories dela dizendo: “Vá chupar um pint* grosso”. Nem dá pra acreditar! Veja os prints abaixo:
O post logo viralizou e outras modelos começaram a relatar episódios parecidos envolvendo o fotógrafo. Alex Undone contou que nunca teve acesso às fotografias que tirou, por ter se recusado a sair com ele. Outras profissionais ainda revelaram que chegaram a sofrer abuso físico, com ele apalpando o corpo delas durante as sessões de fotos.
— Sunnaya (@thedevilsoftly) July 23, 2019
Infelizmente, outras duas modelos ainda revelaram que foram estupradas. A dona da conta “metalornothing_” no Instagram, inclusive, já havia denunciado o caso em 2018 ao fundar um site para proteger outras profissionais de “fotógrafos predadores”. “Eu me mantive quieta por muito tempo porque eu tive medo de que ninguém acreditasse na minha palavra contra a dele e que isso sabotaria minha inteira carreira de modelo”, explicou a modelo.
Com a repercussão do caso, Marcus primeiramente tornou seu perfil privado no Instagram, depois arquivou 164 imagens e, por fim, deletou a conta. Nos comentários da conta “Diet Prada” que reuniu todos os prints do assédio, a cantora Sza escreveu “eca” e Bella Thorne também se pronunciou. “Isso é tão normal, o que torna tudo ainda mais nojento. E nós estamos deixando essas coisas acontecerem o tempo todo. Isso não é ok”, desabafou a atriz.
Ariana Grande, que já havia trabalhado com Hyde antes, lamentou o ocorrido e se solidarizou com todas que passaram por isso. “Eu acabei de ler alguns stories chocantes e de partir o coração, mas por favor não fotografem com fotógrafos que as façam se sentir desconfortáveis ou que façam você sentir que você precisa tirar suas roupas quando você não quiser. Se você quer, ótimo. Mas se não quiser, por favor não tire”, suplicou a cantora.
Ela ainda deu um conselho para as modelos. “Se eles disseram que você tem que pagar mais se estiver com as roupas isso é errado e eu sinto muito que tenha acontecido com você. Eu prometo que têm vários fotógrafos respeitosos, legais e talentosos por aí. Eu odeio ouvir coisas assim e sinto muito que isso foi a experiência de alguém. Saiba que não precisa ser”, concluiu Ari.