Irina Shayk precisou se posicionar após ser acusada de apoiar a invasão russa à Ucrânia em um post no Instagram. Depois de receber uma chuva de críticas, a supermodelo esclareceu a situação nesta sexta-feira (15) e fez uma promessa.
Shayk postou um story na quarta-feira (13) mostrando uma tradicional salada de seu país, junto à frase “Russianzz na quarta-feira“. Porém, a grafia da palavra com duas letras “Z” provocou indignação online. O “Z” é utilizado por uma parcela da população russa para manifestar apoio ao exército do país e ao presidente Vladimir Putin. Logo, muitos viram na atitude da modelo um gesto pró-guerra.
A postagem veio apenas um dia depois que as forças russas dispararam um míssil no centro da cidade de Vinnytsia, que matou 23 pessoas, incluindo três crianças. Nas redes sociais, os usuários lembraram que a estrela já havia posado com um livro mostrando a imagem do presidente da Rússia, e demonstraram grande insatisfação. Desde então, os comentários de seu perfil estão repletos de mensagens contra ela.
“Para você, a paz significa que a Ucrânia está entregando nossa soberania e se submetendo ao genocídio da Rússia. F*da-se você e sua paz russa”, escreveu um. “Você pode ir na mesma direção do seu navio de guerra”, comentou outro.
A jornalista ucraniana Maria Romanenko expressou sua revolta e pediu que as marcas cancelassem suas parcerias com Shayk. “Eu realmente espero que essas marcas reconsiderem trabalhar com ela enquanto a Rússia usa Z para matar ucranianos”, escreveu ela, referindo-se especificamente a Jean Paul Gaultier, Beyoncé e Burberry.
Irina Shayk—world-famous model from Russia who’s recently worked for @Beyonce, Jean Paul Gaultier, @Burberry, &others—posted a weird cryptic story on Instagram with the word “Russianzz”. I really hope these brands reconsider working with her when Russia uses Z to kill Ukrainians. pic.twitter.com/Hv3HbKVx39
— Maria Romanenko (@rommari) July 14, 2022
Apesar de muitos sugerirem que Shayk estava apoiando a invasão, a modelo já expressou sua oposição à guerra. Dias após o início do conflito, ela postou “Não à guerra” em seu Instagram, incentivando as pessoas a doarem para a Unicef e a Cruz Vermelha Ucrânia, assim como ela o fez.
Ver essa foto no Instagram
Hoje (15), Irina foi ao seu Stories para dar fim às especulações. “Às vezes, uma salada é apenas uma salada”, escreveu ela. “Eu prometo: sem mensagens codificadas ou comentários políticos aqui. Desejando amor a todos”, completou.