Jair Bolsonaro anuncia que testou negativo para coronavírus; Confira pronunciamento oficial

O Presidente da República Jair Messias Bolsonaro informou que o teste ao qual se submeteu para o novo coronavírus (SARS-Cov-2) deu negativo. A informação veio através de uma publicação feita nas redes sociais do político, nesta sexta-feira (13).

“HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro”, diz o texto que acompanha uma foto do presidente, fazendo um sinal de “banana” com os braços. Bolsonaro realizou os exames ainda ontem (12), após o Secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten ter sido diagnosticado com a doença Covid-19.

– HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Sexta-feira, 13 de março de 2020

Os dois estiveram juntos durante uma visita da comitiva brasileira aos Estados Unidos, para tratar de assuntos econômicos e diplomáticos. Além de ter acompanhado Bolsonaro em toda a viagem, Wajngarter também se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem 73 anos e se recusa a fazer o teste. Em pronunciamento oficial, o chefe de estado norte-americano disse não estar preocupado.

“Jantamos juntos na Flórida, com a delegação inteira. Não sei se o assessor de imprensa (Wajngarten) estava lá. Se estava, estava. Mas não fizemos nada fora do usual. Sentamos perto por algum tempo, tivemos uma ótima conversa. Acredito que estejam sendo testados agora. Deixa eu colocar da seguinte maneira: não estou preocupado”, afirmou Trump ao receber a imprensa ao lado do premiê irlandês, Leo Varadkar, na Casa Branca.

 

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro. Desde então, o hospital Albert Einstein, de São Paulo, já atestou que 98 pessoas tiveram resultado positivo para a Covid-19, até a noite de ontem (12). Parte deles não constava no levantamento feito pelo Ministério da Saúde, que, até a última atualização, na manhã de hoje (13), apontava apenas 77 casos em todo o país. Os números serão atualizados pelo governo federal durante a tarde.

Bolsonaro fala sobre teste

Jair Bolsonaro avisou que se submeteu ao teste na noite desta quinta-feira (12), durante a live semanal que faz em sua página no Facebook. Acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e de uma intérprete de libras, o presidente apareceu usando uma máscara e higienizando as mãos com álcool em gel.

“Estou de máscara porque uma das pessoas que veio no meu voo desceu em São Paulo, fez exames e deu positivo. Não tem o resultado do meu ainda. Estão dizendo que deu negativo. Tomara que esta fake news seja verdade”, afirmou ele.

Acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Bolsonaro justificou o uso da máscara, lembrando que um integrante da comitiva presidencial aos EUA contraiu coronavírus. (Foto: Reprodução/Facebook)

Antes dos testes, Bolsonaro chegou a minimizar a situação da pandemia, durante discurso na última terça (10), num evento em Miami, Flórida. Em seu pronunciamento, o chefe de estado afirmou que a “questão do coronavírus não era isso tudo” e que se trataria muito mais de uma “fantasia” propagada pela mídia ao redor do mundo.

“Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”, declarou o presidente.

A pandemia do novo coronavírus já deixou 5.043 mortos pelo mundo, de acordo com um balanço feito pela AFP. Com 134.000 pessoas infectadas, o número de casos continua aumentando, obrigando governantes a tomarem medidas drásticas.

Escolas, bares, museus e outros locais públicos permanecem fechados, eventos como partidas de futebol, shows e festivais foram cancelados ou adiados. O parque temático Disney World da Califórnia fechou as portas até o final do mês. Milhões de pessoas cancelam suas viagens e limitam seus deslocamentos, enquanto os países buscam formas de impedir o avanço do contágio populacional.