Eitaaa! Após vencer o Globo de Ouro 2018 de melhor ator em filme de comédia ou musical por “Artista do Desastre” neste domingo (07), James Franco foi alvo de acusações de assédio sexual por mulheres de Hollywood. As denúncias foram feitas logo após o ator ter destaque na premiação e aparecer usando um broche do movimento “Time’s Up”, que marcou a noite como um protesto aos casos de abusos sexuais que vieram à tona na indústria cinematográfica nos últimos meses.
Segundo a Vulture, a atriz Ally Sheedy (Clube dos Cinco) foi a primeira a se manifestar. Ela publicou alguns tweets (que já foram deletados) nos quais criticou a presença do cineasta na cerimônia e, apesar de não citá-lo diretamente sobre o assédio, escreveu: “James Franco acabou de vencer. Por favor, nunca me perguntem porque eu deixei a indústria do entretenimento“. Eles trabalharam juntos na peça “The Long Shrift”, da Broadway, em 2014.
Em seguida, outras mulheres usaram a rede social para falar sobre casos de assédio envolvendo o vencedor do Globo de Ouro. Uma delas foi a atriz Violet Paley, que acusou o ator de forçá-la a um sexo oral.
Cute #TIMESUP pin James Franco. Remember the time you pushed my head down in a car towards your exposed penis & that other time you told my friend to come to your hotel when she was 17? After you had already been caught doing that to a different 17 year old?
— Violet Paley (@VioletPaley) 8 de janeiro de 2018
“Bonito broche do Time’s Up, James Franco. Lembra da vez que você empurrou minha cabeça para seu pênis em um carro e da vez que você convidou minha amiga para ir ao seu hotel, quando ela tinha 17 anos? Depois de você ter sido pego fazendo a mesma coisa com outra garota de 17 anos?“, escreveu ela.
A atriz Jessica Valenti também falou sobre o caso em que Franco teria assediado a garota de 17 anos por meio de mensagens no Instagram. “Não importa, eu ainda me lembro do James Franco tentando ficar com uma adolescente pelo Instagram“.
Whatever I still remember James Franco trying to pick up a teenager on Instagram
— Jessica Valenti (@JessicaValenti) 8 de janeiro de 2018
Outra que falou sobre o comportamento do ator foi a atriz Sarah Tither-Kaplan. Ela também ironizou o uso do broche e criticou o fato dele ter explorado sua nudez em dois filmes em que trabalhou com ele.
Hey James Franco, nice #timesup pin at the #GoldenGlobes , remember a few weeks ago when you told me the full nudity you had me do in two of your movies for $100/day wasn't exploitative because I signed a contract to do it? Times up on that!
— Sarah Tither-Kaplan (@sarahtk) 8 de janeiro de 2018
“Hey, James Franco, belo broche do Time’s Up no Globo de Ouro. Lembra que há algumas semanas você me disse que a nudez completa que você me fez fazer em dois de seus filmes por US$ 100 ao dia não era exploração porque eu tinha assinado um contrato? Time’s Up para isso!“, postou ela.
A cerimônia do Globo de Ouro foi marcada por vários discursos empoderados, que começaram já no tapete vermelho. As atrizes norte-americanas decidiram dar um basta no assunto e, em apoio ao Time´s Up, usaram preto no red carpet. Para apoiar a causa, vários atores usaram o tal broche do movimento, inclusive Franco. Até o momento, o ator não se pronunciou sobre as acusações.