Nesta terça-feira (23), Aguinaldo Silva alfinetou Beyoncé após a participação da diva pop em uma campanha publicitária de luxo, afirmando que ela faria parte de uma “elite branca” e opressora. Jéssica Ellen, por sua vez, deu uma resposta afiada aos comentários. A atriz questionou os argumentos do autor e lembrou da falta de representatividade negra nas novelas.
A história teve início com a campanha de Beyoncé para a Tiffany & Co. No ensaio deslumbrante, a estrela usou o raríssimo e famoso diamante amarelo Tiffany de 128,54 quilates, descoberto em 1877 e avaliado em US$ 30 milhões (algo em torno de R$ 157 milhões). A estrela tornou-se a primeira mulher negra a usar a peça, sendo a quarta pessoa da história a utilizá-lo.
An iconic couple. A prolific artist. Jean-Michel Basquiat’s painting, “Equals Pi” (1982) makes a rare public appearance with two of today’s most respected creative forces, @Beyonce and @sc. #AboutLove #TiffanyAndCo pic.twitter.com/jZM1WbDL69
— Tiffany & Co. (@TiffanyAndCo) August 24, 2021
No Twitter, Aguinaldo expôs sua opinião sobre o assunto, lamentando o feito. “‘Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany’: pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham?”, iniciou ele.
"Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany": pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham?
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 23, 2021
“Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?”, escreveu o dramaturgo. Pouco depois, Aguinaldo concordou com um seguidor que afirmou que Beyoncé faz parte da elite opressora. “Isso mesmo. Da elite branca”, assentiu ele.
Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 24, 2021
Isso mesmo. Da elite branca.
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 24, 2021
As falas repercutiram muito nas redes sociais. Já nesta terça (24), Jéssica Ellen se deparou com o discurso de Aguinaldo no perfil do site Mundo Negro no Instagram. “Não me segura, não! Não mexe na minha queen Bey, não!”, escreveu a atriz, rindo das falas de Silva. Ainda nos comentários da publicação, a artista deu uma resposta afiada, cobrando o escritor de trazer isso que diz defender para suas novelas.
“Agnaldo, vamos falar de Brasil? Quando em suas novelas seus protagonistas tiveram a pele como a minha? Quando em suas novelas a cultura preta brasileira foi abordada para ajudar na autoestima da população preta? Quando eu olho a imagem da Beyoncé poderosa e milionária, penso na potência que nós negros somos e o quanto ela inspira milhares de pessoas pretas no mundo todo”, afirmou Jéssica.
A intérprete de Camila em “Amor de Mãe” também lamentou a falta de mulheres negras em papéis de destaque na TV. “Em pleno 2021, a lista de protagonistas pretas na TV brasileira não chega nem a 5 nomes… E não é por falta de talento e sim oportunidades”, escreveu ela.
Jéssica ainda concluiu: “O problema do Brasil não é a Beyoncé ser milionária, é a elite branca se incomodar com nossa autonomia e ascensão social. O problema é AINDA sermos vistos APENAS como descendentes de escravizados e não REAIS POTÊNCIAS! O problema é ter um país com mais de 50% da população preta e isso nem sequer está representado nos filmes e novelas…”. Confira o comentário:
O vrau da Jessica Ellen no Aguinaldo Silva. pic.twitter.com/Er7jkIyuga
— aline ramos (@_alineramos) August 24, 2021
Aguinaldo Silva não voltou a se manifestar sobre o assunto.