Jimmy Bennett quebra silêncio após acusar Asia Argento de abuso sexual: “Tinha vergonha e medo”

Jimmy Bennett, agora com 22 anos, fez sua primeira declaração pública nesta quarta-feira (22) sobre as alegações de que ele foi abusado sexualmente quando adolescente pela atriz Asia Argento, e que buscou um acordo financeiro com ela para abafar o caso. Em entrevista ao The New York Times, o ator confessou ter ficado “com medo e envergonhado” para falar publicamente sobre o incidente.

Muitos homens e mulheres corajosos falaram sobre suas próprias experiências durante o movimento #MeToo e eu aprecio a bravura que levou cada um deles a tomar essa decisão. Inicialmente, não falei da minha história porque optei por lidar com ela em particular com a pessoa que me ofendeu. Meu trauma ressurgiu quando ela saiu como uma vítima“, diz a declaração do ator, em referência ao fato de Argento ter acusado, no ano passado, o produtor Harvey Weinstein de abuso sexual e ter se tornado uma defensora do movimento #MeToo.

E ele continuou: “Eu não fiz uma declaração pública nos últimos dias e horas porque eu tinha vergonha e medo de fazer parte da narrativa pública. Eu era menor de idade quando o evento aconteceu, eu tentei buscar justiça de uma forma que fizesse sentido para mim na época, porque eu não estava pronto para lidar com as ramificações da minha história se tornando pública. Na época, eu acreditava que ainda havia um estigma de estar na situação de homem em nossa sociedade. Eu não achava que as pessoas entenderiam o evento que ocorreu pelos olhos de um adolescente. Eu tive que superar muitas adversidades na minha vida, e esta é outra que eu vou lidar com o tempo. Eu gostaria de superar este evento em minha vida e hoje escolho seguir em frente, não mais em silêncio“.

Jimmy Bennett na première de “21 And Over” em 2013 (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Como falamos aqui, Bennet acusou Asia de, em 2013, ter lhe abusado sexualmente em um hotel da Califórnia. Na época, ela tinha 37 anos e ele apenas 17. Segundo uma matéria divulgada no último domingo (19) pelo jornal NYT, o ator enviou a Argento uma notificação de sua intenção de processá-la.

O documento dizia que Bennett, “outrora um ator infantil promissor que estrelou um filme com Argento quando tinha 7 anos, ficou traumatizado com o encontro, o que prejudicou sua capacidade de trabalhar“. Seu advogado pediu US$ 3,5 milhões em danos e anexou uma selfie dos dois atores deitados na cama.

Asia Argento no Festival de Cannes deste ano. (Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images for Kering)

A imagem foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo TMZ, mas não publicaremos aqui. Além disso, o tabloide divulgou vários prints de uma troca de mensagens entre a estrela e um amigo nas quais ela afirma ter se relacionado sexualmente com Jimmy Bennet.

*LEIA TAMBÉM
Em mensagens vazadas, atriz Asia Argento assume sexo com adolescente que a acusou de abuso, e fala em vir para o Brasil

Continua depois da Publicidade

Antes do vazamento das mensagens, Argento negou nesta terça-feira (21) o conteúdo da matéria publicada pelo NYT. “Eu nunca tive nenhum relacionamento sexual com Bennett… Eu estive ligada a ele durante vários anos somente por amizade, que terminou quando, subsequentemente à minha exposição no caso Weinstein, Bennett – que estava passando por graves problemas econômicos e que anteriormente entrou na justiça contra sua própria família, pedindo milhões em indenização – inesperadamente fez um pedido exorbitante de dinheiro a mim. Bennett sabia que meu namorado, Anthony Bourdain, era um homem de grande riqueza acumulada e tinha sua própria reputação como uma figura pública amada para proteger“, disse ela na declaração.

Anthony insistiu que o assunto fosse tratado privadamente e isso também era o que Bennett queria. Anthony temia a possível publicidade negativa que tal pessoa, que ele considerava perigosa, poderia ter trazido sobre nós. Decidimos lidar com compaixão com o pedido de ajuda de Bennett e demos isso a ele. Anthony, pessoalmente, comprometeu-se a ajudar Bennett economicamente, com a condição de que não sofreríamos mais intrusões em nossa vida. Este é, portanto, o enésimo desenvolvimento de uma sequência de eventos que me traz grande tristeza e que constitui uma longa perseguição. Não tenho, portanto, outra alternativa a não ser me opor a tais alegações falsas e assumir a curto prazo todas as iniciativas necessárias para minha proteção perante todos os locais competentes“, finalizou ela.

Segundo a reportagem do The New York Times, Argento aceitou pagar ao ator US$ 380 mil, quantia que teria sido dada pelo ex-marido dela, o chef Anthony Bourdain. As autoridades de Los Angeles detalharam que Argento não está sendo investigada por este caso, mas que realizará pesquisas. A versão italiana do “X Factor” anunciou que Asia Argento deixará sua colaboração como jurada.