Luana Piovani fez um novo desabafo nesta segunda-feira (2). A atriz teceu uma série de críticas a Pedro Scooby e o acusou de não querer pagar o valor total da pensão alimentícia dos filhos. De acordo com Luana, o ex-marido quer desembolsar apenas a quantia que considera “justa”. Ela ainda falou sobre a possibilidade do surfista tentar tirar dela a guarda dos três filhos que têm juntos, Dom, de 10 anos, Bem e Liz, de 7.
Em seu relato, Luana considerou a situação uma novela de “irresponsabilidade e incoerência”, afirmando que Scooby queria pagar apenas a metade da pensão dos filhos. “Claro que amanhã, que é o dia do Pedro depositar 50% das custas dos nossos filhos, ele esperou agora, esse momento, para dizer que ‘vai pagar o que ele acha justo’. Olha que ótimo! E ele tira da pensão alimentícia o valor do aluguel, ou seja, ele veio para Portugal comigo, escolheu essa casa comigo, eu moro aqui com os meus três filhos, mas ele acha que quem tem que arcar com o aluguel sou eu”, iniciou a atriz.
Piovani seguiu listando os custos envolvidos na criação dos filhos, como duas funcionárias para cuidar dos pequenos. “Ele não vai arcar com a pessoa que cozinha para os filhos dele, porque no caso eu trabalho. Eu não sou madame e tampouco dona de casa, e justamente porque eu trabalho e a menina que trabalha em casa só trabalha até as quatro – porque eu sou uma patroa bastante coerente, ela não faz um turno de 12, 14, 16 horas – então quando ela sai, às quatro da tarde chega a outra. Porque eu chego do meu trabalho oito da noite. Alguém tem que ficar em casa com as crianças para dar banho, ver tarefa, dar jantar até eu chegar, então ele acha que não precisa pagar tudo isso”, continuou.
A artista ainda citou que também precisa investir certa quantia para apoiar o desejo de Dom, que gosta de praticar skate. “Também ele esqueceu do carrinho do filho dele andar de skate, porque ele acha que eu corto o sonho do filho dele e exijo que a escola seja prioridade. E ele acha que o grande incentivador é ele. Mas não vai me dar o dinheiro do motorista, porque tem que ter um motorista. Primeiro, porque eu não dirijo, não tenho carro, e segundo porque eu estou trabalhando. Então o Dom já vai chegar aqui sem ir para o skate”, disse ela, que acrescentou: “Ele definiu um valor para comida e aí o valor realmente faz jus ao que eu pago”, seguiu.
Receios sobre a guarda
De acordo com Luana, Pedro pretende arrumar um advogado português para cuidar do caso. “Ele disse que vai contratar um advogado aqui em Portugal. O que eu preciso dizer para vocês que vão acompanhar os episódios dessa novela? Mulher aqui em Portugal não vale dez cêntimos. Digo isso por quê? Porque violência doméstica aqui não dá cadeia e pensão alimentícia aqui para a mulher é assim, ó. Até porque o salário mínimo está 700 euros agora. Só de motorista para levar o Dom para andar de skate eu gasto 400 euros. Só para vocês entenderem e fazerem aí um paralelo em relação ao salário mínimo daqui”, argumentou.
A atriz mencionou que, no país europeu, não há o hábito comum no Brasil de compartilhar registros e histórias dos filhos pequenos – o que levantou o receio de que isso possa interferir na guarda, de alguma forma. “Aqui em Portugal, diferente do Brasil, eles são muito preocupados com a coisa da privacidade, do cuidado, da imagem da criança. Então aqui você não pode divulgar a foto do seu filho, você não pode contar histórias do seu filho e tal. Mas não é esse o nosso background, não é essa nem a minha história nem a dos meus filhos nem a do pai dos meus filhos”, pontuou. “Então ele vai contratar um advogado aqui e [o advogado] vai imediatamente sugerir: ‘Olha, você tem que estar apto a tirar a guarda da Luana dos seus filhos'”, explicou.
Então, Piovani disse ser necessária na vida dos filhos, especialmente agora que Scooby está com a atenção voltada para Aurora, sua filha recém-nascida com Cíntia Dicker. “A questão é a seguinte: eu não acho que o Pedro seja apto a criar os meus três filhos mais o dele recém-nascido. Então eu acho que ele precisa de mim. Porém, se ele entrar aqui, ele acaba conseguindo tirar a guarda das crianças por esse papo que estamos tendo na internet, por eu expor os meus filhos. Então, resta saber se, fora o Dom, os outros meninos vão querer ir. Claro que vão ter que tirar os meus olhos e os órgãos de dentro do meu corpo para tirarem os meus filhos de mim”, deixou claro.
“Porque eu prezo por educação, que não é a prioridade do Pedro, a gente sabe disso. Ele fala nossa língua errado, fala inglês errado, ele não lê. Ele não prioriza isso, ele prioriza a vida irada, curtição, até aí eu não acho que está errado porque a gente não sabe até quando a gente vai viver. Porém, priorizar a educação foi algo que me foi passado quando eu era pequena pelo meu pai e pela minha mãe, e eu sigo me achando uma boa mãe porque eu priorizo isso! O Pedro já quis tirar o Dom da escola, porque ele acha que o homeschooling [educação doméstica] é muito fácil, só colocar a criança em frente ao computador e a criança tem aula. Ele já tentou algumas vezes, algumas várias, e eu bato o pé. Então estou dividindo com vocês a situação como vai ser, essa advogada querer me procurar aqui em Portugal”, continuou.
Luana ainda falou sobre sua própria condição financeira. “Graças a Deus, precisar de dinheiro eu não preciso. Tanto é que eu paguei todas as minhas contas, no caso as nossas, quando eu era casada com o Pedro. Ele só pagava o aluguel da casa e eu pagava todo o resto – pediatra, saúde, comida, motorista, carro, escola. Tudo mesmo. Ele, agora, vai brincar de gato e rato por causa de dinheiro, o que eu acho lamentável. Quem perde são os meus filhos, porque vão assistir a isso, vão ficar tristes, porque é uma briga entre pai e a mãe. Mas eu já disse, eu não dou mais cartaz pro Pedro. Eu não corto mais na minha carne. Os filhos vão saber mesmo o tipo de pai que têm”, lamentou.
A artista até mencionou a mais recente polêmica, sobre ter entrado em contato com Scooby pouco antes do nascimento da filha dele. “Porque ele fica fazendo drama dizendo que eu liguei pra ele em um momento que ele estava triste, mas quando eu falei: ‘Pedro, por que você vai levar as crianças? Ela é mãe de primeira viagem! Não é fácil chegar em casa com um primeiro filho’, e ele nada. Depois quando eu soube da condição da criança, eu falei: ‘Você é louco, cara! Vai ser um momento difícil e de estresse’, e ele ‘Não, tá tudo ótimo, a vida é irada’. E segue os meus três filhos lá com os amigos dele, claro, segue ele e ela na maternidade, porque existe uma prioridade nesse momento e não são os meus três filhos. É a recém-nascida que tem suas condições de saúde. Mas enfim, acho que só eu enxergo isso e vocês que me acompanham. Ele lá com a banda dele toda lá, acham que está tudo bem. Vamos celebrar, afinal de contas estamos todos vivos”, prosseguiu.
Por fim, Luana disse que questionará as empresas que patrocinam o ex-BBB e indagará se “é essa é a imagem que eles querem”. “A culpa não é dos meus filhos, quem escolheu mal e porcamente o pai fui eu, apesar dos meus filhos serem maravilhosos e terem muita saúde, graças a Deus, eu sou muito abençoada e grata por isso. Mas eu vou ter que dar uma questionada, porque não é bacana. Ser pai é muito mais do que deitar e fazer filho. É levantar e criar”, encerrou. Assista à íntegra abaixo:
Horas mais tarde, na noite de hoje, Pedro Scooby reagiu à polêmica e se manifestou sobre o assunto. De forma breve, o surfista disse apenas que prefere preservar a privacidade de seus filhos e que é contra discussões de maneira pública. “Meus filhos são minha prioridade e eles sempre estarão acima de tudo. Não sou a favor desse bate-boca na internet e seguirei preservando a privacidade deles. Obrigado”, disse o ex-BBB em seus Stories, no Instagram. Veja: