Hugo Gloss

Mudanças em par romântico, corte de cabelo e no dragão Mushu: confira todas as novidades do live-action de “Mulan”!

Fotos: Reprodução/YouTube; Divulgação/Disney

Os novos tempos chegaram até mesmo nas produções da Disney! No dia 27 de março, o aguardado live-action de “Mulan” chegará aos cinemas e trará grandes diferenças em relação à animação lançada em 1998. O site Fandango esteve nos set de filmagem do longa e descobriu tudo que o público verá nas telonas.

Além de questões que fazem parte das pautas sociais no mundo, como o empoderamento feminino, a produção quis ter uma postura extremamente respeitosa com os costumes e a cultura dos chineses, até mesmo para dar mais credibilidade para a história, que agora é contada no mundo real.

A cena do desenho em que Mulan corta os cabelos com uma espada para parecer um homem e entrar no exército não existirá, já que os soldados guerreiros usavam o cabelo cumprido. No entanto, eles substituíram um corte por uma cena poderosa em que a personagem solta os cabelos durante uma das batalhas. “É totalmente maravilhosa”, se derreteu o produtor Jason Reed.

No desenho, Mulan tem a companhia de Mushu e do Grilinho. (Foto: Divulgação/Disney)

O dragão Mushu, grande responsável pela maioria das cenas cômicas do desenho, não estará no filme. “O público tradicional chinês não achou particularmente essa a melhor interpretação do dragão em sua cultura, já que o dragão é um sinal de respeito e é um sinal de força e poder, e esse tipo de uso como um companheiro bobo não tocou muito bem com o público chinês tradicional”, explicou, antes dizer que a protagonista terá um outro tipo de protetor mitológico na trama.

A avó da personagem principal, que também garante boas risadas no clássico da Disney, não existe na película. Os produtores direcionaram um pouco do seu bom humor e espírito ‘rebelde’ para o pai de Mulan. “O pai dela está assistindo ela fazer todo esse caos louco e ele está super orgulhoso, e então todo mundo fica tipo, ‘O que você está fazendo?’. E ele fica tipo, ‘Ah sim, certo. Eu não deveria fazer isso'”, revelou Jason.

Com tantas modificações nos personagens cômicos da história, fica a dúvida: o quão engraçado é o filme? “Eu diria que é um pouco menos, mas ainda assim muito engraçado. Acho que nos inclinamos mais para o filme de ação/aventura. Há um alívio cômico, mas você nunca vai competir com Eddie Murphy (dublador do personagem Mushu no desenho) fazendo o seu truque. Não vamos superar isso, em termos de comédia. Ainda assim, terá seus momentos”, falou Reed.

Inspirados pelo movimento #MeToo, que denuncia casos de assédio em Hollywood e pede por maior destaque das mulheres dentro da indústria, os estúdios fizeram algumas modificações nos personagens. O par romântico de Mulan, Lee Shang, teve suas características divididas em dois papéis: o comandante Tung e o soldado Cheng. Mas definitivamente, ela não terá qualquer envolvimento amoroso com nenhum deles. O vilão Shan-Yu será incorporado na bruxa Xian Lang e o líder Rouran Bori Khan. A protagonista também ganhou uma irmã mais nova agora.

A atriz Liu Yifei ficou responsável por dar vida à Mulan nos cinemas. (Foto: Divulgação/Disney)

Seguindo essa questão do respeito ao povo chinês, a figura dos hunos foi substituída pelo povo de Rouran. “É preciso atuar com muito cuidado e essa é uma questão muito sensível sobre a história e quem vai aonde e quem acaba onde. Ser geralmente seletivo com esse nome é historicamente preciso. Meu personagem é motivado a recuperar o orgulho e o status de Rouran depois de ter sido ‘dominada pelos chineses'”, explicou o intérprete do vilão Rouran, o ator Jason Lee Scott.

Assim como grande parte dos desenhos da Disney, “Mulan” reúne números musicais icônicos. Como chegou a ser divulgado anteriormente na mídia, os personagens do live-action não irão cantar ou dançar no filme, mas as canções que o público tanto amam estarão lá de alguma forma. “Existem várias músicas que são especiais para o filme e contam uma ótima versão da história, e elas são muito úteis para a maneira como estamos montando essa versão”, adiantou Jason Reed.

A cena em que Mushu desperta os divertidos ancestrais da família guerreira não existirá da forma como conhecemos, mas será representada de outra forma. “Existe uma alusão a isso, ou uma metáfora para isso, que de certa forma se relaciona com os ancestrais dela. Mas há uma referência sobre isso”, comentou.

E por falar em passado, o filme começará mostrando Mulan quando era criança! “Vemos o espírito dela, vemos que ela não é como as outras crianças e vemos a dificuldade que causa aos pais, que se torna um tema do filme, em que ela não se encaixa e não conhece seu lugar. Ela tem todas essas grandes qualidades, mas não faz as coisas da maneira que uma jovem garota deveria fazer. E só depois que ela se veste de menino as pessoas incentivam essas coisas nela”, afirmou.

Sair da versão mobile