Hugo Gloss

Navio à deriva bate na ponte Rio-Niterói; assista ao momento da colisão

Navio Bate Na Ponte Rio Niterói

Navio Bate Na Ponte Rio Niterói (Foto: Reprodução/Twitter)

Imagina o susto! Nesta segunda-feira (14), um navio bateu na Ponte Rio-Niterói, que liga as duas cidades do Rio de Janeiro, e assustou os motoristas que passavam pelo local. O momento exato em que a embarcação colide com a estrutura foi filmado e divulgado nas redes sociais.

Segundo o g1, o graneleiro São Luís estava ancorado na Baía de Guanabara há seis anos. Por volta das 18h15, fortes ventos o empurraram para próximo da ponte. O acesso à via foi fechado logo em seguida e, por enquanto, não há informação de feridos. Assista:

O motorista que divulgou as imagens, Alexandro Belotte, contou ao portal que a cidade estava se preparando para uma tempestade no momento do acidente. “Atravessei a ponte sentido Rio. Foi quando eu observei um navio de grande porte vindo em direção à ponte. Eu pensei no momento se eu acelerava o carro ou se eu diminuía, porque estava ventando muito”, começou.

O condutor acrescentou que ele começou a filmar na hora em que percebeu que não tinha como evitar a colisão. “Foi quando eu observei que estava muito próximo da ponte. Ele ia colidir com a ponte e foi quando eu comecei a gravar. No momento que eu passei que ele colidiu. Balançou a ponte, tremeu tudo, meu carro saiu da faixa, mas eu controlei”, concluiu. Veja o depoimento:

https://twitter.com/MidiasSo/status/1592315732074766336?s=20&t=1UwpkU_ws5aRhn-OPV7kzg

Ainda de acordo com o veículo, três barcos rebocadores conseguiram afastar o navio de perto da ponte. A Guarda Portuária e uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foram para o local. Por enquanto, um grupo de engenheiros está avaliando a estrutura da via. Por conta do fechamento da ponte, a fila das barcas para atravessar de uma cidade para a outra atrapalhou a volta para casa de muitas pessoas.

Em seu Twitter, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, havia afirmado que a análise prévia não detectou nenhum dano à ponte, mas pediu para que os motoristas evitassem a região. “Conversei agora com o pessoal da EcoRodovias. Eles estão checando no detalhe o impacto da colisão na estrutura da ponte. A primeira impressão é a de que não há consequências mais graves. Só vão liberar após ter toda certeza. Por enquanto, evitem aquela região”, publicou o político.

Ele acrescentou: “Equipe técnica vistoriou os pilares 71, 72 e 73 e não detectou nenhuma avaria na estrutura (infra e meso). Avaliação nos aparelhos de apoio estão indicando danos de pequena monta. Devem liberar trafego, parcialmente, em pouco tempo”.

Em um comunicado oficial, a Marinha informou que abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. “A destinação da embarcação ‘SÃO LUÍS’ é objeto de processo judicial. Enquanto aguarda a decisão judicial, a embarcação permanecia fundeada em local predefinido pela Autoridade Marítima, na Baía da Guanabara, desde fevereiro de 2016, sem oferecer riscos à navegação”, declarou a nota.

Por volta das 21h45, a Ponte Rio-Niterói foi reaberta para a circulação de carro e motos, mas manterá algumas restrições durante a volta do feriado de terça-feira (15). Nas redes sociais, as pessoas que estavam no local compartilharam fotos e imagens do acidente… mas sempre com bastante humor. Confira:

https://twitter.com/fotofaraujo/status/1592283668722384896?s=20&t=2PpnAydkUKF3o3EoCUSJYg

Sair da versão mobile