Ana Maria Barbosu se pronunciou sobre a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Corte Arbitral do Esporte (CAS) em lhe entregar a medalha de bronze no solo da Ginástica Artística. O feito ocorreu após um pedido de recurso da Federação da Romênia em meio à competição. Já neste domingo (11), a ginasta se solidarizou com a norte-americana Jordan Chiles.
A competidora havia conquistado o terceiro lugar do pódio junto com Rebeca Andrade, em primeiro, e Simone Biles, em segundo. Porém, após o COI aceitar o recurso da equipe romena, Chiles acabou indo para o quinto lugar da modalidade, enquanto a também romena Sabrina Voinea terminou a competição na quarta posição.
“Sabrina [Voinea], Jordan, meus pensamentos estão com vocês. Eu sei o que vocês estão sentindo porque eu já passei pelo mesmo. Mas eu sei que vocês voltarão mais fortes”, declarou Ana em um story no Instagram.
“Espero do fundo do meu coração que nas próximas Olimpíadas, nós três compartilhemos o mesmo pódio. Esse é meu verdadeiro sonho”, confessou a ginasta, em seguida.
Barbosu também criticou a organização dos jogos pelo ocorrido. “Esse problema não teria acontecido se as pessoas responsáveis tivessem respeitado o regulamento”, afirmou.
A ginasta, então, desabafou sobre a reação negativa dos internautas à decisão do COI. “Nós, atletas, não devemos ser culpados, e o ódio dirigido a nós é doloroso. Gostaria de encerrar esta edição dos Jogos Olímpicos de Paris no espírito do olimpismo, o verdadeiro valor do mundo”, finalizou Ana.
Veja:
Neste sábado (10), Jordan Chiles afirmou que iria dar um tempo da internet após o recurso da Federação da Romênia ser oficializado em público. “Estou aproveitando esse tempo e me retirando das redes sociais para minha saúde mental. Obrigada”, escreveu ela em seu perfil.
Pouco depois, Biles expressou seu apoio à companheira de equipe. “Estou te mandando muito amor, Jordan. Levanta a cabeça, campeã olímpica. Nós te amamos!”, escreveu a medalhista olímpica, com uma foto das duas se abraçando.
Confira tudo: