Nesta segunda-feira (5), Rebeca Andrade conquistou o ouro no solo nos Jogos Olímpicos de Paris, na Arena Bercy. Do lugar mais alto do pódio, ela recebeu um gesto digno da realeza: uma reverencia das colegas (e rivais) americanas, Simone Biles e Jordan Chiles.
O momento ficou marcado como um dos mais emblemáticos da competição, com três mulheres pretas no topo da ginástica artística mundial. O clique repercutiu e evocou comentários emocionados de fãs, jornalistas e atletas.
Postaram na rede vizinha o vídeo da Jordan Chiles e da Simone Biles fazendo reverência pra Rebeca no pódio 🇧🇷🥺
#JogosOlímpicos #Paris2024 #GinasticaArtistica #ArtisticGymnasticspic.twitter.com/Jrpi2mEMpl— 🇧🇷 (@RoseInYourArea) August 5, 2024
Questionada sobre a atitude, Biles contou de quem partiu a ideia. “A Rebeca é incrível. Ela é uma rainha. Estávamos [Simone e Jordan] muito animadas. Decidimos demonstrar nosso respeito. A Jordan disse que deveríamos fazer e eu disse que sim. É por isso que fizemos. Era o correto a ser feito”, destacou a norte-americana.
Biles, que recentemente apontou Andrade como sua “principal adversária”, reforçou que torce pela brasileira. Ela disse, ainda, que a competição entre elas serve como motivação: “Amo Rebeca. Ela é incrível. Ela é uma pessoa maravilhosa e uma ginasta melhor ainda. Ela me ajuda a estar concentrada. Ela me faz competir melhor. É uma pessoa com muito talento, vejo que ela ainda terá uma longa carreira. Estou animada para ver o que mais vem para ela. Mas agora ela e todas nós precisamos relaxar”.
Com uma apresentação quase impecável e dois Tsukaharas, os mortais mais difíceis da série, Rebeca cravou nota de 14.166. Simone veio na sequência e, mesmo executando movimentos complexos, pisou fora do tablado duas vezes, o que resultou em uma penalização. Assim, Biles pontuou 14.133 pontos, ficando atrás de Rebeca.
Chiles, por sua vez, recorreu à nota e acabou com 13.766. Ela também elogiou a brasileira de ouro: “Ela é incrível. Uma lenda. Devemos reconhecer o trabalho dela. Ficamos muito felizes por esse pódio ter sido formado por mulheres pretas. Era muito importante para nós isso. Senti que era necessário (a referência)”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques