Preta Gil revelou um momento importante com seu pai, Gilberto Gil, durante a fase mais delicada de seu tratamento contra um câncer no intestino. A cantora participou do ‘Conversa com Bial’, da Globo, nesta terça-feira (27), e contou o conselho que recebeu do músico quando ainda estava na UTI. Gilberto falou para a filha aceitar, caso estivesse sendo muito doloroso e se fosse a hora de partir.
Preta esteve no programa para lançar o livro “Os Primeiros 50”, que começou a escrever em 2018. Pedro Bial comentou sobre um episódio da obra, em que a artista recebe o conselho de seu pai no momento mais crítico de seu tratamento contra o câncer, em 2023. “Em uma chamada de vídeo, o pai de Preta vai conversar com ela naquele momento difícil e diz: ‘filha, a natureza é sábia, somos parte e vamos voltar para ela. Isso faz parte da vida”, lê o apresentador.
“Se tiver sendo muito difícil para você, e se for sua hora, aceite”, relembrou Preta, a fala do pai. “Foi ótimo ele ter dito isso para mim. Eu estava na merda, Pedro. Eu estava assim… Tinha acabado de voltar da sepse. Estava com risco oito de morte, ainda na UTI. Minha pressão batia 23”, detalhou.
Preta mostrou a gravidade de sua situação no momento. “Eu estava na iminência, era alerta vermelho máximo. Todo mundo preocupado. Os médicos diziam: ‘Ela pode ir embora a qualquer hora, a gente não conseguiu estabilizá-la’. Eu estava com pancreatite, eu estava com pneumonia, muito ferrada. O corpo colapsou mesmo”, explicou.
A cantora relembrou quando o pai ficou internado em 2016 para tratar de insuficiência renal. Preta contou que Gilberto chegou a desistir do tratamento por estar pesado demais. “Ele pediu para que os médicos suspendessem o tratamento que ele estava fazendo”, afirmou. Em seguida, ela relacionou esse momento do pai, ao conselho que recebeu.
“Se tiver muito pesado para você, vai. Se deixa ir, porque é muito ruim viver com esse incômodo, e lutando dessa forma que você está lutando”, continuou Petra, sobre a fala de Gilberto. Segundo a cantora, ela só conseguiu enxergar a gravidade de seu estado de saúde após a ligação do pai. “Aquilo me deu um… Virou uma chave na minha cabeça. Porque, em nenhum momento, alguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ainda. As pessoas, os médicos, os acompanhantes, vão meio que passando um pano”, contou. Assista:
Preta Gil relembra conselho de Gilberto Gil durante tratamento de câncer: “Se for sua hora, aceite” pic.twitter.com/WHhjQSXK4g
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 28, 2024
“Eu entendi que eu tinha risco de morte eminente ali e falei: ‘Não quero, não. Eu não quero morrer, não! Não chegou a minha hora, não!'”, completou Preta. O programa foi gravado na segunda-feira (19), quando Preta ainda não tinha descoberto a volta do câncer durante remissão. No último domingo (25), a cantora contou que o câncer retornou em quatro locais diferentes do corpo e que já começou um novo tratamento.