Hora da despedida final… Neste sábado (17), a família real britânica participou do velório do príncipe Philip, que faleceu aos 99 anos no último dia 9. Na web, o público ficou sensibilizado com os registros da cerimônia, incluindo um clique comovente da rainha Elizabeth II solitária dentro da Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. No entanto, a mídia internacional apontou que o momento tinha um motivo por trás, além de revelar o último tributo prestado pela monarca ao marido.
Segundo a revista People, uma das várias fotos feitas durante o velório mostra um bilhete que foi escrito pela rainha à mão. No papel, ela teria declarado “Eu te amo” e assinado com seu apelido de infância, Lilibeth. A publicação explicou que o duque de Edimburgo era a única pessoa que ainda usava o nome carinhoso para falar com Elizabeth II. A equipe do palácio não quis se pronunciar sobre o bilhete deixado em cima do caixão, e afirmou apenas que era um detalhe “privado”. Philip e Elizabeth foram casados por 74 anos.
A note from the queen was placed on Prince Philip’s coffin #PrincePhilipFuneral https://t.co/izdkB6yj9y
— TODAY (@TODAYshow) April 17, 2021
Em uma das fotos mais emblemáticas da despedida, a rainha apareceu sentada sozinha na igreja, com um semblante triste. A ocasião, claro, justifica esse momento, mas o fato dela estar solitária teve um outro motivo. De acordo com Daisy McAndrew, especialista em assuntos sobre a realeza britânica, Elizabeth II precisou cumprir um protocolo bem rígido de segurança por causa da pandemia do coronavírus. “Essa é a situação em que a rainha se encontra hoje. Ela está em uma espécie de bolha aqui no castelo de Windsor com apenas 22 membros da família e o príncipe Philip”, explicou para o canal NBC News.
O velório do duque de Edimburgo também ficou marcado pelo reencontro da família real com o príncipe Harry, o primeiro após a entrevista reveladora do duque de Sussex e sua esposa, Meghan Markle, para Oprah Winfrey em março. Por conta das fotos que foram divulgadas, alguns veículos da imprensa chegaram a especular uma grande “torta de climão” entre os irmãos, que se sentaram em lados opostos na Capela de São Jorge.
Mas parece que tudo isso foi apenas uma falsa impressão por conta dos protocolos exigidos na cerimônia. Após o velório, Harry, William e Kate Middleton foram vistos conversando enquanto voltavam para o castelo de Windsor ao lado de outros membros da família real. Os fotógrafos não capturaram o momento, mas uma filmagem foi feita. Espia só:
Meghan Markle, por sua vez, não pôde participar da despedida. A duquesa, que está grávida de uma menininha, foi orientada pelos médicos a permanecer em sua mansão nos Estados Unidos. No entanto, a esposa de Harry fez questão de prestar o devido tributo ao avô do marido. Markle teria escrito um cartão à mão que foi enviado para a família real. Ela também encomendou uma coroa de flores bem especial, incluindo a Acanthus mollis, flor que representa a Grécia – onde Philip nasceu -, e a Eryngium, utilizada para homenagear os fuzileiros navais reais.