Rihanna se viu envolvida em uma polêmica após postar uma foto em seu Instagram nesta terça-feira (16). No clique, a cantora posou em uma varanda, usando apenas um shorts e cobrindo os seios com os braços. Porém, um acessório usado por ela na foto causou revolta nos seguidores do hinduísmo, religião que concentra a maioria de seus fiéis na Índia.
Na imagem que Riri compartilhou nas redes, ela aparece com um longo colar que na ponta carrega a figura de Ganesha. Na cultura hindu, esse é um dos deuses mais importantes, representando o intelecto, sabedoria, fortuna e prosperidade. As reclamações estão relacionadas com o fato da cantora estar seminua na foto, apropriando-se e sexualizando a religião.
O incômodo se intensificou pois a imagem foi reproduzida pelo perfil da marca de roupas íntimas de Rihanna, a Savage x Fenty, em que a bermuda usada por ela encontra-se à venda. Até agora, a cantora e seus representantes não se manifestaram publicamente sobre o episódio.
Essa polêmica vem 15 dias depois da dona da Fenty Beauty se pronunciar sobre uma questão política na Índia. Agricultores invadiram a capital Nova Déli para protestar a favor de novas legislações sobre a agricultura local. Rihanna usou suas redes sociais para demonstrar apoio à causa. “Por que não estamos falando sobre isso?“, questionou no Twitter, compartilhando uma matéria da CNN sobre os protestos.
“As tentações sensacionalistas das redes sociais com hashtags e comentários, especialmente quando compartilhados por celebridades, são imprecisas e irresponsáveis“, manifestou-se o Ministério de Relações Exteriores da Índia em texto divulgado.
why aren’t we talking about this?! #FarmersProtest https://t.co/obmIlXhK9S
— Rihanna (@rihanna) February 2, 2021
Nas redes sociais, fiéis do hinduísmo ficaram profundamente ofendidos com a foto sensual e criticaram a empresária. “Querida Rihanna, pare de zombar de templos e Deuses Hindus com indecências. Você está insultando a mais velha e sagrada religião do mundo e está magoando os Hindus. Nós pedimos que você se desculpe“, escreveu uma internauta.
“Pare de usar minha religião como estética. Aquela figura de Ganesha no final da corrente… é uma figura sagrada para nós“, reclamou outra pessoa. “Eu nem me considero uma pessoa religiosa, mas estou cansada da cultura Hindu ser apropriada dessa maneira desrespeitosa. Ninguém está aqui colocando cruzes em postagens de lingerie, pelo menos tente respeitar outras culturas, Rihanna. Seja melhor, é só o que pedimos“, tuitaram.
Dear @rihanna, stop mocking Hindu Temples & Gods with indecencies. You’re insulting the oldest, holiest religion in the world & hurting Hindus sentiments. We request you apologize. We know You & @GretaThunberg are paid global propagandists to incite trouble against Hindus & India pic.twitter.com/LPGc6zRMb7
— Renee Lynn (@Voice_For_India) February 17, 2021
rihanna !! stop using my religion as an aesthetic !! that ganesh figurine at the end of the chain :( is a holy and sacred figure for us hindus
— ً kani | H☀BIUARY (@09S00B) February 15, 2021
I don’t even consider myself religious at all but I am so tired of Hindu culture being appropriated like this in such a disrespectful manner. No one is out here putting crosses for their lingerie posts, at least try and respect other cultures Rihanna. Do better, that’s all we ask pic.twitter.com/BLDSqRSVkT
— Niharika Kollipara (@niharika_215) February 17, 2021