Complicações na divisão de bens do humorista Chico Anysio, falecido em 2012, aos 80 anos. De acordo com a coluna do jornalista Leo Dias desta terça-feira (10), o testamento do eterno professor Raimundo foi anulado pelo juiz da 2ª Vara da Família da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.
A decisão não foi explicada oficialmente, mas sabe-se que o documento desrespeitava uma das leis brasileiras, que proíbe uma pessoa de deserdar um filho e retirar sua mulher da divisão de bens. No caso, o ator deixou de fora o filho Lug de Paula, intérprete do personagem Seu Boneco no programa “Escolinha do Professor Raimundo”. Outra questão que pode ter influenciado foi o processo da viúva Malga di Paula, que busca ser reconhecida como única herdeira do apartamento em que mora atualmente.
“O testador dispôs da totalidade de seus bens, o que contrariou disposição do Código Civil. Apresentamos recurso de Embargos de Declaração para que o Juiz esclarecesse alguns pontos da decisão, principalmente no que se refere ao imóvel do Edifício Golden Royal, sobre o qual nossa cliente busca o reconhecimento de sua propriedade exclusiva”, explicaram os advogados de Malga em nota enviada para a imprensa.
O recurso em questão já foi rejeitado e os advogados precisarão recorrer junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro até o próximo final de semana. Se a vontade de Anysio era que seu filho não ficasse com nada do seu patrimônio, ele deveria ter feito uma divisão de bens ainda em vida.
Em entrevista para a revista Quem, Martha Christina Mariotti Claro, advogada de Lug de Paula, esclareceu que a anulação do testamento vai além da questão relacionada ao herdeiro. “O testamento tinha erros técnicos jurídicos que levaram à anulação. Não fora só a questão do Lug não ter sido contemplado no testamento do Chico. Acontece que o documento cedia a integralidade dos bens, sem respeitar a legítima. Fora isso, o testamento mais parecia outro programa humorístico do saudoso Chico, determinando divisão de bens de forma incoerente. Como, por exemplo, dispondo sobre conteúdo dentro de lados de armários”, falou.
Em resposta à informação de Leo Dias, de que o patrimônio deixado por Chico Anysio era estimado em R$ 150 milhões, o filho do ator, Nizo Neto, esclareceu que a história não é bem essa. “Meu pai deixou de herança o legado e a obra, que é lindo! Financeiramente, não deixou nada”, falou o ator. “As pessoas acham que eu sou milionário, o que seria normal, tratando-se de um homem como a história de Chico Anysio. Ele foi um homem que não se organizou para deixar bens materiais”, acrescentou.
O artista ainda deu mais detalhes de como deve ficar a divisão. “Para não dizer que ele não deixou nada, ele deixou um apartamento, o que ele morava, que vai ser dividido entre todos os herdeiros, que não são poucos. Detalhe: o apartamento está atolado em dívidas de IPTU e de condomínio. Ele também tinha duas lojas no Barra Garden [shopping] que também estão na mesma situação, cheia de dívidas. Eu acho que cada um [dos beneficiários na herança] vai ganhar no máximo uns 100 mil reais”, finalizou.