A atleta Charlotte Dujardin desistiu de ir para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A britânica está enfrentando uma investigação da Federação Equestre Internacional (FEI), após ter um vídeo de “quatro anos atrás” vazado. No registro, a multicampeã e recordista mundial aparece agredindo um cavalo durante o adestramento.
Em nota, ela confirmou a desistência das Olimpíadas: “Compreensivelmente, a Federação Equestre Internacional (FEI) está investigando e tomei a decisão de me retirar de todas as competições – incluindo os Jogos Olímpicos de Paris – enquanto este processo decorre“.
No comunicado oficial, a atleta também pediu desculpas pelo vídeo. “Não reflete como eu treino meus cavalos ou treino meus alunos, no entanto, não há desculpa“, disse. “Lamento sinceramente por minhas ações e estou arrasada por ter decepcionado a todos, incluindo o Time GB (Grã-Bretanha), fãs e patrocinadores“, continuou.
A Federação recebeu o vídeo em questão nesta segunda-feira (22) e optou por suspender Charlotte. “Dujardin pediu para ser suspensa provisoriamente enquanto aguarda as investigações e voluntariamente abdicou de disputar os Jogos Olímpicos de Paris. Ela também confirmou que não irá participar de qualquer competição durante a investigação da FEI”, apontou o texto da instituição.
“A FEI reconhece a cooperação de Charlotte Dujardin, da Federação Britânica de Equestre e da Federação de Adestramento com a investigação em curso. Para manter a integridade da investigação, a FEI se reserva de fazer mais comentários sobre o assunto enquanto o processo é concluído”, finalizou a nota.
Charlotte é dona do recorde de seis medalhas, empatada com Dame Laura Kenny, e os Jogos Olímpicos de Paris-2024 eram a chance da sétima. A atleta ganhou dois ouros em Londres 2012 e um no Rio de Janeiro 2016, além de uma prata, também no Rio, e dois bronzes em Tóquio 2020.
A adestradora era considerada candidata a porta-bandeira da Grã-Bretanha, na cerimônia de abertura das Olimpíadas que ocorrerá nesta sexta-feira (26).