O ex-presidente Donald Trump afirmou que imigrantes estão comendo os cachorros e pets dos cidadãos norte-americanos. A declaração foi feita no debate presidencial do canal ABC News, nesta terça-feira (10), ocasião em que o político da extrema-direita enfrentava Kamala Harris. Porém, Trump foi desmentido ao vivo pelo mediador David Muir.
“Em Springfield, eles [imigrantes] estão comendo os cachorros. Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets das pessoas que moram lá“, disse o ex-presidente, criticando a política imigratória promovida por Joe Biden e Kamala Harris. Trump afirmou que os democratas permitiram a entrada de muitos estrangeiros nos Estados Unidos.
A produção do debate entrou em contato com a prefeitura de Springfield, em Ohio, nos Estados Unidos, para averiguar a declaração de Trump. As autoridades disseram que nenhum caso do tipo foi reportado, informação repassada pelo mediador do debate, ao vivo. Trump ainda retrucou, dizendo que viu pessoas na televisão afirmando que tiveram seus pets roubados: “Bem, eu vi pessoas na televisão dizendo ‘meu cachorro foi levado e usado como comida’”. Durante a situação, Kamala riu, incrédula com o que ouvia.
Confira o momento:
@estadao TRUMP x KAMALA 🇺🇸 No debate presidencial desta terça, 10, Donald Trump evocou uma teoria de conspiração que ganhou força entre republicanos nas redes sociais sobre imigrantes do Haiti que estariam se alimentando de animais de estimação, como cachorros, em Springfield, Ohio. “Eles estão comendo os cães. Eles estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá”, disse Trump. O moderador do debate David Muir disse que autoridades em Springfield afirmaram que não há evidências disso. “Bem, eu vi pessoas na televisão dizendo ‘meu cachorro foi levado e usado como comida’”, diz Trump. Durante as declarações, Kamala, que estava com microfone fechado seguindo as regras do debate, riu e balançou a cabeça em negação, questionando: “o que?”. Siga a cobertura completa no site do Estadão. #DonaldTrump #kamalaharris #debate ♬ som original – Estadão
Mais cedo, a Associated Press reportou que a campanha do republicano estava propagando falsos boatos de que imigrantes haitianos estariam roubando e comendo pets em Ohio. O candidato a vice-presidente do partido admitiu que os rumores poderiam ser falsos.
O debate foi o primeiro — e provavelmente único — encontro entre Donald Trump e Kamala Harris até as eleições, marcadas para 5 de novembro. Caso a atual vice-presidente do país ganhe, será a primeira mulher eleita presidente dos Estados Unidos.
Até ser derrotado por Joe Biden, atual presidente do país, Trump foi presidente entre 2017 e 2021.