O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica nas redes sociais por conta de seu comportamento durante o encontro com a rainha Elizabeth II nesta sexta-feira (13) no Castelo de Windsor. Segundo a revista Time, o chefe de Estado norte-americano deixou a monarca britânica esperando mais de dez minutos após o horário marcado para o encontro.
Tanto Trump quanto a primeira-dama, Melania, que foram recebidos por Betinha na entrada do palácio, não se curvaram ao cumprimentar a rainha, como manda a tradição. Eles apenas apertaram a mão da chefe da família real inglesa. E essa não foi a única “quebra de protocolo”.
De acordo com jornais britânico como Daily Mail e Independent, a gafe mais séria teria sido quando Trump e Elizabeth caminharam em vistoria da tropa de honra. Em certo momento, o presidente norte-americano anda à frente, dando as costas à rainha.
O comportamento do presidente gerou discussão na internet. Enquanto alguns consideraram a atitude de Trump “rude”, outros apontaram que teria sido a própria monarca que indicou que ele andasse à sua frente. Assista abaixo:
Britain’s Queen Elizabeth walks around US President Donald Trump as they inspect the guard at Windsor Castle pic.twitter.com/2DWfIlTeMT
— RTÉ News (@rtenews) 13 de julho de 2018
Segundo a BBC, uma forte tradição britânica é a de que ninguém deve dar as costas ao rei ou à rainha. Veja o vídeo completo da recepção a Donald Trump por Betinha ontem:
Esta foi a primeira visita oficial de Trump ao Reino Unido. Após inspecionarem a guarda de honra, eles entraram no castelo para tomar um chá e se distanciaram das câmeras.