A cantora Vanessa da Mata se envolveu em uma polêmica nesta sexta-feira (22), ao tentar dar uma “dica” sobre economia financeira e receber duras críticas dos internautas por conta de seu conselho. Para justificar o ocorrido, a artista gravou um vídeo contando o contexto de sua publicação e alegando que escreveu de forma “espontânea, sem ler com atenção”.
Em sua conta pessoal no Twitter, Vanessa falou para os seguidores sobre a importância de fazer uma poupança pessoal, independentemente do valor do seu salário. “Não importa o quanto você ganha, 30% você guarda! Não é salgadinho, nem cerveja, nem churrasco ou o que quer que seja, que possa tirar sua poupança”, publicou. “Nós, brasileiros, não sabemos fazer gestão familiar e agora muitos estão sofrendo o que seria uma troca maravilhosa de churrasco para dias de tranquilidade”, escreveu em outro compartilhamento.
No terceiro tuíte, a artista ponderou o tom do seu discurso e acrescentou que fazer a poupança não é uma possibilidade para todos no país. “Isso é para quem ganha uma quantia que dá para guardar, claro. E para os que usam a grana no final de semana com outras coisas! Se sobra para o churrasco e cerveja, sobra para guardar!”, falou.
Porém, os posts não pegaram bem com os internautas. Muitos criticaram Vanessa da Mata por não levar em consideração o salário das pessoas, enquanto outras acharam ruim ela sugerir que se abra mão de momentos de lazer. “E se a pessoa QUISER gastar com um churrasquinho, porque isso deixa ela feliz?! É união da família, momento de descontração, alegria. Desculpa, mas coisas que nos fazem bem NÃO são desnecessárias. Agora tem que ser pobre, f*dido e triste?”, escreveu a repórter Amanda Audi.
Além de todas as críticas que já foram feitas aqui, tem outra: e se a pessoa QUISER gastar com um churrasquinho, pq isso deixa ela feliz?! É união da família, momento de descontração, alegria. Desculpa, mas coisas que nos fazem bem NÃO são desnecessárias.
— Amanda Audi (@amandafaudi) May 22, 2020
A influenciadora digital Nath Finanças também respondeu às publicações da artista. “No meio de uma pandemia, pessoas perdendo emprego e a senhora faz uma analogia rasa sobre ‘guardar 30%’. É muito mais complicado para quem não é Vanessa da Mata. As pessoas sustentam a casa com menos de um salário mínimo no Brasil. A realidade é mais do que viver em condomínio”, argumentou. Confira as principais reações:
No meio de uma pandemia, pessoas perdendo emprego e a senhora faz uma analogia rasa sobre “guardar 30%”
É muito mais complicado para quem não é Vanessa da Mata. As pessoas sustentam a casa com menos de um salário mínimo no Brasil. A realidade é mais do que viver em condomínio.
— Nath Finanças (@nathfinancas) May 22, 2020
Perdeu noção da realidade brasileira?
Quem consegue guardar 30% da renda além da classe média alta?
Os pobres não têm dinheiro para chegar ao final do mês, a classe média paga financiamento de casa ou aluguel, plano de saúde, colégio.
Lacrar no meio da pandemia? Acorda.
— Jesus Da Goiabeira (@da_goiabeira) May 22, 2020
Às vezes esse salgadinho, ou a cerveja ou o churrasco são a única coisa que as pessoas tem para trazer algum aconchego. São o único lugar de onde conseguem pegar energia… eu concordo muito que precisamos de educação financeira no país, mas é algo que vai muito além de nº…
— Roberta (@robertarez) May 22, 2020
Eu até agora tô procurando a noção da pessoa, pq tá difícil
— Dino Debochado☭ (@DinoDebochado) May 22, 2020
Só faltou a frase: “Não dê o peixe, ensine a pescar”.
Que vergonha alheia, Deus!— Caroline Barros ? (@calubarros13) May 22, 2020
30% do meu salário é um ingresso do teu show no teatro guararapes vi, por causa disso não vai ter mais eu na platéia pq vou guardar na poupança, já que não posso ter 1hr de lazer.
— curva perigosa na estrada (@dekinhaaaaaa) May 22, 2020
Sim aí a pessoa tem que abrir mão de qualquer lazer na vida enquanto pode e tem saúde pra poder pagar um plano privado no fim da vida pra tentar ter 10% da saúde que gastou quando jovem trabalhando igual louco. Parabéns pela lógica.
— mestre de cerimônia de vidraçaria (@bslvra) May 22, 2020
Fala isso pra quem tá vivendo com o auxílio de R$600,00.
Muito fácil pra você. Lamentável— Flavio Marcio (@FLAVIOMARAGAO) May 22, 2020
Realmente, se você ganha 600 reais você TEM que guardar 200 e viver com o restante
— Mais um Lucas (@caldeiralucas_) May 22, 2020
Em resposta, Vanessa da Mata explicou que a postagem foi motivada por uma história pessoal que ela vivenciou. “O que aconteceu mais cedo, foi que falei com um amigo, que sempre pedi que economizasse ao invés de fazer festas, churrasco ou beber tanta cerveja no final de semana. Ele hoje concordou e disse que os amigos que iam beber às custas dele, não apareciam agora para ajudar!”, publicou.
“Resolvi passar essa informação adiante para todos, sem exceção, sem explicar melhor a fala, como se estivesse generalizando sem querer, mas do meu jeito muitas vezes espontâneo, sem ler com atenção! Essa informação não é para todos!”, garantiu.
Resolvi passar essa informação adiante para todos, sem exceção, sem explicar melhor a fala, como se estivesse generalizando sem querer mas do meu jeito muitas vezes espontâneo sem ler com atenção! Essa informação não é para todos!
— Vanessa da Mata 🥭 (@vanessadamata) May 22, 2020
Ainda, a artista publicou uma filmagem com pouco mais de um minuto, falando mais sobre o caso. “Mais cedo eu fiz um post infeliz, colocando a minha vida pessoal como exemplo para todo mundo, e a gente não deve fazer isso. Cada um tem sua história, sua construção, individualidade, e isso muda tudo”, falou. A voz de “Não Me Deixe Só” finalizou dizendo que iria estudar mais sobre o assunto e abrir uma discussão profunda, que possa ajudar quem procura dicas sobre gestão financeira.