Uma partida de futebol entre os times Internacional e Grêmio nesse final de semana, em Porto Alegre, não acabou muito bem. Uma gremista, que estava com o filho na área reservada à torcida rival, foi agredida por torcedores do Inter.
O menino ganhou a camisa de um dos atletas do Grêmio após o jogo e a mãe começou a comemorar e exibi-la para familiares que estavam em outra parte do estádio. Em pouco tempo, vários torcedores rivais cercaram os dois. Um homem puxou a camisa da mão da gremista, enquanto outra mulher lhe dava vários empurrões.
Enquanto isso, outros torcedores colorados continuaram agredindo a mulher verbalmente. Ela, por fim, teve que ceder, deixar a camiseta do time lá e sair ao lado do filhinho, que estava aos prantos. Assista à cena:
— ☀️⭐️🥰🇪🇪canhota100% (@Kgsteiner) July 21, 2019
Nessa segunda (22), os programas de esporte giraram em torno do assunto e a apresentadora Renata Fan do “Jogo Aberto”, da Band, causou controvérsia ao dizer que a culpa do ocorrido também era da torcedora do Grêmio já que ela não deveria estar na torcida rival.
“A gente sabe que o bê-á-bá do futebol não permite isso. Por exemplo, você não pode ir no meio da torcida do Palmeiras e levantar uma camisa do Corinthians. A gente não pode ver um torcedor do Cruzeiro levantar a camisa no meio da torcida do Galo. Isso é o bê-á-bá do futebol”, explicou ela à princípio.
Renata, então, falou das consequências que o episódio poderia trazer ao menino. “O problema todo é que essa moça estava com uma criança, que foi, de certa maneira, coagida, intimidada, pode ficar traumatizada. Uma criança que está aprendendo a ser um torcedor. Acho que teve truculência dos torcedores do Inter, mas entendo que a mãe deveria zelar um pouquinho mais pelo bem-estar do filho dela”, alfinetou.
Ela seguiu a declaração, dizendo com todas as letras que achava a mulher culpada, sim. “Tem muita gente errada. Torcedor não tem que puxar camisa, eu condeno essa atitude, e condeno uma mãe que leva um filho e faz isso, expondo a criança que ela levou ao estádio no setor errado, num lugar que ela não poderia estar como torcedora do Grêmio. Isso aí tem limites e regras. A diretoria do Inter promete estudar as imagens, punir os torcedores que causaram este desconforto. Principalmente à criança, porque a mãe, na minha opinião, também é responsável“, afirmou a comentarista. Assista:
Vídeo com a fala completa da Renata Fan pic.twitter.com/YegGMpg6YU
— Matheus Novaes ? (@lonecsgo) July 22, 2019
Nas redes sociais, não demorou muito para o comentário da apresentadora começar a ser criticado. “O problema não está na vitima, está no agressor, que acha que violência o torna herói, independente de regras, existe a humanidade e cadê o amor e o respeito por essa criança? Renata Fan, reveja seus conceitos”, rebateu uma internauta.
O problema nao esta na vitima esta no agressor que acha que violência o torna herói, independede de regras existe a humanidade e cade o amor o Respeito por essa criança? #RenataFan reveja seus conceitos, tao linda e tao fútil em seus comentarios.
— Pikenna Pam 🧚🏽♂️ (@pqenaapam) July 23, 2019
“Todos nós temos aqueles dias que acordamos propensos a falar ou fazer besteira. Torço pra que ontem tenha sido um desses dias pra você @RenataBFan. Espero que hoje faça uma reflexão e se retrate. Porque se realmente for a sua opinião, você não pode viver em sociedade”, escreveu um usuário do Twitter.
#renatafan Todos nós temos aqueles dias que acordamos propensos a falar ou fazer besteira. Torço pra que ontem tenha sido um desses dias pra você @RenataBFan, espero que hoje faça uma reflexão e se retrate. Porque se realmente for a sua opinião, vc não pode viver em sociedade.
— JohnnySoares (@JohnnySoares92) July 23, 2019
Entretanto, também houveram pessoas que concordaram com a declaração da comentarista da Band. “Sobre a polêmica fala da Renata Fan: Clubes de futebol onde é permitido torcidas organizadas, você levaria seu bebê de colo e se sentaria junto da torcida contra??? Você sabendo que torcidas organizadas são na verdade gangues, não existe lei para eles… só maluco pra levar filho”, concluiu um fã de futebol.
Sobre a polêmica fala da Renata Fan
Clubes de futebol onde é permitido torcidas organizadas
Vc levaria seu bebê de colo e se sentaria junto da torcida contra???
Vc sabendo q torcidas organizadas são na verdade gangs, não existe lei para eles,
Só maluco pra levar filho
— SUCATEIRO⚡🇧🇷⚡ (@Valdecirdelecl1) July 23, 2019
Logo após o acontecimento, o presidente do Inter Marcelo Medeiros divulgou uma nota em suas redes sociais lamentando o ocorrido e dizendo que a camisa do time havia sido devolvida à família. “O Clube está realizando a checagem das imagens para verificar todo o episódio. Assim, tomará as medidas cabíveis para eventuais punições tanto a torcedores quanto a funcionários da casa, conforme regra o estatuto”, dizia a declaração.
— Marcelo Medeiros (@medeirosinter) July 21, 2019