Mumia Voz Viral

“Voz” de múmia de 3 mil anos é descoberta, vira meme na web e ganha novas versões hilárias; assista!

A múmia egípcia de Nesyamun virou meme após uma pesquisa que recriava como seria sua voz

Egito antigo virando meme mais uma vez? Hoje sim, Faro! Nesta semana, uma reportagem do “CBS This Morning” de 2020 viralizou nas redes sociais. A matéria trazia como seria a “voz” de uma múmia de 3 mil anos atrás, deduzida após estudos de cientistas britânicos. No fim das contas, a web comprou a brincadeira, criando novas versões hilárias para o som histórico.

A origem do meme

A reportagem, exibida em janeiro de 2020, falava de uma pesquisa que “recriou” a voz do sacerdote Nesyamun, que viveu entre 1099 e 1069 a.C. Em seu sarcófago, havia a inscrição do desejo do religioso de que ainda pudesse falar após a morte. De certa forma, esse desejo foi realizado.

Continua depois da Publicidade

Os cientistas escanearam o trato vocal da múmia e reconstruíram uma laringe 3D com as dimensões precisas do corpo. Cordas vocais artificiais conseguiram sintetizar um som através dessa laringe que, por sua vez, seria parecido com a voz de Nesyamun. O resultado final ficou parecido com um “É…” ou um “Meeeeh” desanimados. Assista ao vídeo original abaixo:

Novas vozes para a múmia

A história caiu na web e agora, dois anos depois, voltou a repercutir. A recriação da voz da múmia agitou a criatividade de internautas, que logo bombaram nas redes sociais ao imaginar outros timbres para Nesyamun. Foram várias versões ainda mais hilárias do que a original – como esse grito revoltado que rodou o mundo e teve quase 10 milhões de visualizações no Twitter.

“Recriando a voz de uma múmia, a ciência é incrível!”

Continua depois da Publicidade

Teve quem também passou a múmia pelo processo de “yassificação”, imaginando gogós ao melhor estilo Britney Spears, Pabllo Vittar, e até o Pinóquio, da Lionsgate. É sobre fazer a egípcia – literalmente!

“Essa versão também é extremamente boa”

” A ciência é incrível – dá uma olhada! A voz da Múmia recriada. Uau! [Pinóquio: Pai, quando eu posso viver para ser eu mesmo?]”

Continua depois da Publicidade

Já imaginaram até um lado proibidão da múmia, com áudios bem suspeitos… Quem é que já ouviu o gemidão do Egito? Mas, espera aí, que esse é melhor tirar as crianças da sala!

“Incrível o que pode fazer a ciência”.

Foram vários os internautas que alegaram ter a versão verdadeira da voz da múmia… Desde o alemão, até o papo de brother!

Continua depois da Publicidade

No fim das contas, muita gente ficou surpresa com o gogó milenar! Até por isso surgiu a comparação com outro meme antigo, que também viralizou pelos seus berros na web. Quem lembra?

Aliás, a múmia de Nesyamun não está sozinha… Também foi impossível não se lembrar de quando cientistas tentaram recriar a voz de um homem neandertal. “Um som que vai te atormentar pelo resto da sua vida (assim como vai atormentar o ator)”, brincou Dan Barker.

Olha, pelo que já assistimos dos filmes sobre as múmias, é melhor deixar elas bem quietinhas curtindo o sono eterno, né? Tá aí uma voz que a gente não vira a cadeira do “The Voice” e prefere nem tirar a máscara no “The Masked Singer”… Deixa quieto o stream!