Instagram anuncia novas funções para alertar contra comentários ofensivos e restringir usuários; entenda!

Sabemos mais que ninguém que as redes sociais podem ser um ambiente hostil para muitos. Nessa perigosa “terra de ninguém”, o cenário pode ser propício a algumas condutas ruins, como o bullying. Visando lutar contra isso, o Instagram anunciou nesta segunda-feira (08), algumas novas funções para seu aplicativo, na tentativa de impedir que muitos comentários maldosos sejam feitos.

Segundo a empresa, toda a experiência de uso da rede está sendo repensada para continuar agindo contra o bullying virtual. Dentre essas novidades, está o “alerta de comentário”. Com uso de inteligência artificial, o recurso notificará usuários quando seus comentários tiverem algum possível tom ofensivo. Nesses casos, a mensagem “Tem certeza de que quer publicar isso?” será exibida, antes mesmo que a fala seja publicada. Olha só:

Função de “Alerta de comentário” no Instagram (Fotos: Divulgação/Instagram)

O alerta de comentário já começou a ser implementado e, de acordo com o Instagram, teve um certo resultado positivo em seus primeiros testes. A iniciativa agiu como um convite à reflexão, incentivando que estes usuários desfizessem os comentários ofensivos, deixando algo menos agressivo por fim.

A outra nova ferramenta é o recurso “Restringir”. Caso alguém restrinja outro perfil da rede – que esteja praticando bullying, por exemplo – os comentários desse perfil só serão vistos por ele mesmo. A opção é como um bloqueio, e promove um controle maior de interações indesejadas. Confira:

Função “Restringir” do Instagram (Fotos: Divulgação/Instagram)

Quando a pessoa estiver restrita, ela também não terá como saber quando o usuário que a restringiu estiver ativo no Instagram. Isso é válido também para as famosas “DMs”. Perfis que forem restritos não verão quando a pessoa tiver lido suas mensagens diretas. Interessante, né?! E torcemos para que as medidas sejam realmente eficazes, afinal, ninguém merece tantos ataques virtuais…