Hugo Gloss

Exclusivo: Desapega! Glória Pires e Maísa revelam ‘despedidas’ difíceis em casa e surpresas ao gravar filme; assista

Desapega

Desapega

Uma dupla de peso! Glória Pires e Maísa Silva protagonizam o filme “Desapega!“, que estreia nesta quinta-feira (9) nos cinemas. No longa, uma mãe dedicada precisa se acostumar com o fato de que a filha vai “sair do ninho” para estudar fotografia nos EUA. Em entrevista para Bruno Rocha, o nosso Hugo Gloss, as estrelas da trama falaram sobre o desapego na vida real – enquanto Gloria viu as duas filhas saindo de casa, Maísa tenta se preparar para morar sozinha. Além de falar sobre a história do filme, as duas também foram só elogios uma para a outra – e a gente concorda em gênero, número e grau!

A trama acompanha Rita (Gloria Pires), uma organizadora pessoal muito bem-sucedida, que está controlada de seu vício em compras há sete anos. Ela também lidera um grupo de apoio a “compradores compulsivos” e engata um romance com Otávio (Marcos Pasquim). Tudo vai muito bem, obrigada, até que Rita descobre que a única filha, Duda (Maisa), ganhou uma bolsa para cursar fotografia em Chicago, nos Estados Unidos, e tem planos de sair de casa muito em breve.

Melhores amigas, Rita e Duda nunca haviam se separado até então. Quando percebe que a menina de 18 anos não vai mudar de ideia, a matriarca precisa controlar para que a ansiedade da separação iminente não se torne um gatilho para uma recaída no consumismo.

Luta contra o etarismo

Para Glória, a relação das protagonistas é tão profunda, que acaba virando quase uma “irmandade”. “Eu acho que elas têm uma relação muito franca, muito aberta. Porque, afinal de contas, no momento em que essa filha é o apoio para a mãe superar a condição dela, buscar ajuda e ficar equilibrada nessa condição, ela deixa de ser só filha, ela vira uma parceira. Uma irmã… E tem essa coisa do feminino, dessa proximidade que o feminino tem naturalmente”, disse.

A atriz reforçou a importância do roteiro na luta contra o etarismo – o preconceito baseado na idade da pessoa: “Eu acho que isso também traz um frescor para esse lugar, dessa meia idade que a gente está vendo hoje, tantas mulheres se manifestando, tantos homens também contra o etarismo, né?! As pessoas hoje vivem muito mais e têm uma vida útil, vamos dizer assim, porque continuam produzindo, continuam trabalhando muito mais tempo. Então, acho que é natural e eu adoro a relação delas”.

Maísa e Glória pires são mãe e filha no longa. (Fotos: Reprodução/ YouTube)

Maísa também afirmou que admira a relação das personagens, principalmente após a morte do pai e marido, que era um alicerce para ambas. Segundo ela, muitas famílias vão se ver na telona e se identificar com a história da dupla. “Dá pra ver a dinâmica bonita na primeira cena delas juntas. A gente percebe que elas compartilham gostos em comum na música, no jeito de ver a vida e como elas dividem as tarefas. Mas eu acho que depois de passar por esse trauma, que é a perda do pai e a perda do marido, esse vínculo delas fica muito mais forte”, explicou.

A Duda vê em si a responsabilidade de manter a mãe ali centrada, com os pés no chão, para não ter outra recaída, porque ela sabe o quanto que isso afeta aquele lar delas. Então eu acho que tem esse medo, né? Vem da responsabilidade. De quem sabe como é perder tudo e, principalmente, ver a mãe em um estado de vulnerabilidade. E é uma realidade no Brasil. Tem muitas famílias que são formadas dessa forma, mãe e filho. Então acho que muitas famílias vão se enxergar ali”, apontou a atriz.

A dificuldade de sair de casa e de ver os filhos irem

Na trama, a personagem de Glória Pires precisa se acostumar com o fato que a filha está indo embora. Na vira real, a atriz passou pelo mesmo com as filhas Cleo e Antônia. Na época, ela se dedicou ao trabalho para conseguir encarar a virada de chave. “Não foi fácil, mas o trabalho, de certa forma, me ajudou a passar por esse momento, dessa incerteza, dessa insegurança, dessa saudade… E de questionamento mesmo, sabe? É um momento em que eu pensava: ‘Será que eu falei tudo que era importante? Será que eu…’. Claro que não, né? A gente nunca fala tudo. Nada, nunca está pronto. A vida vai acontecendo e as coisas vão amadurecendo. Enfim, vão criando as condições para o negócio acontecer. Eu rezava tanto. Sabe quando vem todos os medos juntos? É uma coisa muito louca”, relembrou.

Maisa e Glória Pires em “Desapega”. (Foto: Reprodução/ YouTube)

Maísa, por sua vez, está enfrentando o processo contrário. A jovem se prepara para deixar a casa dos pais já há dois anos. Segundo Silva, o apartamento foi comprado no ano passado, mas até hoje ela não teve a coragem necessária. “Uma das coisas que, enquanto a gente tava filmando ‘Desapega’, estava muito próxima da minha realidade, era esse momento de deixar o ninho. Porque a casa é o ninho e uma hora ou outra o passarinho vai voar. E eu estou nesse processo de sair de casa há uns dois anos já. O apartamento está lá. Peguei a chave no meu aniversário ano passado, e até hoje ele está lá. Ainda não comecei a mudança, nem a reforma”, revelou.

Os meus pais sempre estão presentes comigo. Mas em muitas das viagens que eu fiz nos últimos tempos, eles não estavam. Então, eu acho que isso vai me fazendo aprender com responsabilidade sobre algumas adversidades que acontecem no meio do caminho. E a minha mãe e meu pai, eles vão aprendendo a administrar a saudade. Minha mãe, principalmente, que é muito mais apegada comigo”, acrescentou.

Surpresas no encontro

Em seu primeiro trabalho juntas, as duas trocaram uma série de elogios. Para Glória, Maísa entregou uma dedicação profissional louvável, principalmente por ter começado a trabalhar na televisão muito cedo. A estrela também ficou surpresa com o relacionamento da jovem com os pais. “Eu reconheci na Maísa uma dedicação profissional. Quem começa a trabalhar muito cedo, como também foi o meu caso, é inegável que você adquire uma responsabilidade muito grande. Porque para algumas crianças pode até ser prazeroso, como uma brincadeira. Mas é um trabalho. A criança tem que estar pronta para entrar em cena, tem que cumprir o horário”, disse.

“E fiquei muito surpresa também com o seu pai, com a sua mãe, da relação que eles têm. Eu achei tão bonito isso. Porque eu, eu também tive pais que que me enxergavam e me enxergavam no sentido de que me respeitavam, respeitavam a minha vontade. E eu vi muito isso com eles, sabe? Eles dão espaço pra Maisinha ser a Maisa. Ter as opiniões dela se relacionar profissionalmente com as pessoas, eles são muito respeitosos. Dão apoio, mas não ficam querendo moldar, controlar. Eu fiquei muito feliz de ver isso!”, continuou.

A personagem de Maísa vai estudar nos EUA. (Foto: Reprodução/ YouTube)

Por fim, Maísa lembrou o choque e a alegria ao descobrir que dividiria a cena com Glória, uma de suas ídolas na profissão: “Ela é referência pra mim, referência acho que para todos os meus amigos que estão nessa profissão. E depois que você conhece a Glória e tem a oportunidade de conviver com ela, é uma referência de pessoa. Porque eu falo para todo mundo da sua postura. Você é elegante, generosa e o jeito que você recebe todo mundo. Então esse entrosamento no set se dá às pessoas que estão ali todos os dias”. Fofas na ficção e na vida real!

Assista à entrevista completa:

Sair da versão mobile