Agora é 100% oficial! Nós vamos mesmo voltar para Pandora! Treze anos após a estreia de “Avatar”, a sequência intitulada “Avatar: O Caminho da Água” estreia nesta quinta-feira (15), com um elenco de peso e os protagonistas enfrentando novas ameaças para sobreviver. Em entrevista exclusiva para Bruno Rocha, o nosso Hugo Gloss, Sigourney Weaver falou sobre o retorno surpreendente ao projeto no papel de Na’vi Kiri, mesmo com a diferença de idade entre ela e a personagem. Kate Winslet, que se juntou ao elenco para a nova aventura, também contou sua reação ao receber o convite de James Cameron e se abriu sobre a experiência de atuar em um filme recheado de computação gráfica.
“Avatar 2” traz de volta todo o universo que encantou milhões de pessoas ao redor do mundo. A história se passa pouco mais de dez anos depois do primeiro filme e mostra como está o mundo de Pandora e a nova vida de Jake Sully (Sam Worthington), agora completamente em seu corpo Na’vi. Ao lado de Neytiri (Zoe Saldaña), ele criou uma nova família, mas vai precisar lutar para protegê-la dos perigos externos.
Em sua estreia no mundo de Pandora, Kate Winslet interpreta Ronal, líder feminina da comunidade marítima. A atriz se emocionou com o convite e com a experiência nos bastidores. “Eu fiquei muito animada. Eu também amei o primeiro filme, e eu apenas pensava em como todos eles criaram este mundo, esses personagens que são tão críveis quanto parecem. É uma experiência tão emocionante, é muito comovente assistir ao primeiro filme. E é algo inesquecível, sabe? E essas experiências cinematográficas inesquecíveis são bastante incomuns hoje em dia. E então, ser convidada para fazer parte desse time de pessoas, me senti como se estivesse sendo convidada para um clube realmente exclusivo. Foi fantástico”, disse.
Kate foi só elogios ao roteiro de James Cameron, que a dirigiu também em “Titanic”: “E os roteiros de Jim são sempre extraordinários. Ele tem a capacidade de criar papéis fortes, não apenas papéis fortes para as mulheres, mas suas mulheres se tornam líderes. Elas são pessoas fisicamente capazes, realmente estoicas e notáveis. Eu apenas fiquei honrada em ser convidada. Foi uma experiência incrível em todos os sentidos”.
Na história, Ronal está grávida, mas ainda assim se junta a seu povo diante de um grave perigo e luta pelo que mais ama: sua família e seu lar. Winslet reforçou o poder da personagem, afirmando que se inspirou nela em alguns momentos. Ronal é casada com Tonowari e é a responsável pelas decisões relacionadas à família. “Ela é uma guerreira. Ela é uma líder. Ela é uma deusa. E, também, embora seu marido, Tonowari, interpretado por Cliff Curtis, seja o líder masculino… Nós realmente temos a sensação de que é Ronal quem está de fato decidindo exatamente como a vida deles vai correr, como proteger a aldeia, o que fazer”, detalhou.
“E ele sempre espera dela aquela aprovação final, aquele acordo final. Ele não faz nada sem a bênção dela. Então ela é muito poderosa. Ela é, em última análise, uma mãe que fará qualquer coisa para proteger sua família, para proteger seu clã. E eu amei, adorei interpretá-la. Foi uma experiência realmente inspiradora”, acrescentou.
A atriz também fez sua estreia na atuação sob a técnica de captura de movimento. Além das câmeras especiais, sensores registram cada detalhe da interpretação, que são incorporados aos personagens ao longo da edição final. Apesar dos desafios, Kate garantiu que o recurso deixa os atores “mais livres” se comparado aos “filmes tradicionais”. Um verdadeiro ‘Big Brother’ foi montado no estúdio, com mais de cem câmeras, incluindo uma lente no capacete. “As pessoas costumam pensar que o lado técnico da captura de movimento será muito difícil de trabalhar. Mas na verdade não é! É o contrário. É muito libertador para os atores, porque uma vez que você veste seu traje e coloca a câmera do capacete e todos os seus movimentos são programados em uma máquina, então, como ator, você fica completamente livre para se mover para onde quiser. A câmera sempre vai te acompanhar”, contou.
Segundo ela, a nova tecnologia faz com que os artistas queiram dar o seu melhor na performance, já que os movimentos estão sendo observados a todo momento. “Há mais de cem câmeras em todos os lugares do estúdio. Então, você pode fazer o que quiser. E aquela câmera está sempre bem na sua cara, a pequena câmera do capacete. Então você quer sempre dar a sua melhor performance, fazer o seu absoluto melhor. Ela pode ver tudo, cada pequeno movimento e detalhe. Então, na verdade, é uma coisa muito libertadora de se experienciar como ator. E sim, foi muito surpreendente para mim. Eu adorei totalmente”, avaliou.
Aos 73 anos, Sigourney Weaver é a adolescente Kiri na trama. A atriz, que originalmente interpretou a Dr. Grace Augustine, agora vive a filha adotiva dos protagonistas Jake Sully e Neytiri. No final do primeiro filme, a cientista líder do projeto “Avatar” não consegue trocar de corpo através da Árvore da Vida e acaba morrendo. Apesar do choque dos fãs, Sigourney não ficou surpresa ao descobrir que estava escalada para a sequência. “Encontrei James Cameron em Los Angeles em 2010, logo depois que lançamos o primeiro filme. E acabamos falando sobre a ideia dessa garota que se sente mais em casa nas florestas do que perto das pessoas. Mais próxima dos animais e plantas, árvores. Ela tinha uma conexão com eles e havia a ideia de uma conexão com Grace, mas não tínhamos certeza do que era”, contou.
Kiri tem 14 anos e é uma “típica adolescente”, que nutre um grande amor pelos animais e pelas plantas. Para James Cameron, a atriz era perfeita para o papel, e Weaver aceitou o desafio de primeira. “Ele acrescentou muito mais coisas, como Spider, meu melhor amigo. E então, ele foi horrível porque ele disse: ‘Você tem cerca de 14 anos de qualquer maneira na maioria das vezes. Você é muito imatura, uma palhaça e muito brincalhona. Então isso vai ser fácil para você’. E é claro que Kiri não poderia ser menos assim! Mas, de qualquer forma, não fiquei chocada. Fiquei encantada! Eu sabia que seria um desafio, mas não me preocupei com a captura da interpretação ou como isso aconteceria. Eu apenas tenho confiança nisso tudo porque Jim está no comando, então vai dar certo. Mas fiquei encantada quando vi o quão sensível era todo o trabalho envolvido em ajudar a criar a Kiri”, destacou.
No bate-papo, a artista afirmou que nunca deixou o mundo de “Avatar” e que se emocionou com a nova história. Ela ainda garantiu que o filme vai deixar os fãs boquiabertos, de tão “poderoso”. “Eu estava esperando um bom filme, um ótimo filme, mas eu… Eu pensei que seria um filme. E foi muito mais uma experiência para mim. Fui trazida para este novo mundo e nunca o deixei. Eu não queria deixá-lo. Sabe? Se eu tivesse pipoca, eu não teria conseguido comer. Fiquei muito emocionada com essa história da família e como tudo isso é poderoso”, disse.
Segundo a atriz, ela não teve tempo de sentir falta de Pandora, já que todos estavam trabalhando na sequência há muito tempo. Durante este período, Sigourney se preparou para a tarefa de interpretar uma jovem de 14 anos. “Em 2017, nós realmente começamos, mas, na verdade, muitas vezes recebíamos uma ligação dizendo: ‘Acho que vamos começar no próximo outono’ ou ‘Achamos que vamos começar na próxima primavera’. Então, a gente estava constantemente se preparando para o filme. Então, eu não me sentia tão distante assim. Eu usei o tempo para trabalhar na Kiri e desenterrar a adolescente de 14 anos que mora em mim, e passar tempo com crianças dessa idade e ouvir o tom de suas vozes e coisas assim. Acho que os fãs vão abraçar a coisa toda, a família… E, acho que eles vão adorar o filme”, concluiu.
Assista à entrevista completa:
“Avatar: O Caminho da Água” promete começar de onde o anterior parou, com Jake Sully e Neytiri construindo sua família em Pandora. O longa acompanha os problemas que os seguem, junto com os filhos, e até onde eles podem chegar para salvar um ao outro. Esta é a primeira das quatro sequências que James Cameron pretende lançar nos próximos anos. As filmagens do longa terminaram em 2020, junto com “Avatar 3”, que está previsto para ser lançado em 2024. Entre o lançamento original e outros relançamentos no decorrer dos anos, o primeiro filme arrecadou incríveis US$ 2,92 bilhões (R$ 15,3 bilhões, na cotação atual) de bilheteria.
Dirigido pelo mestre James Cameron e produzido por Jon Landau, “O Caminho da Água” é estrelado por Zoe Saldana, Sam Worthington e Stephen Lang, que retomam seus papéis originais. Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco e Jemaine Clemente se juntam à produção. Assista ao trailer: