Hugo Gloss

Exclusivo! Lenny Kravitz revela melhor memória no Brasil, abre o jogo sobre fazenda no RJ e comenta amizade com Liniker; assista

Após um hiato de quatro anos, Lenny Kravitz finalmente retorna ao Brasil, trazendo na bagagem não apenas sua guitarra, mas também novas músicas e uma conexão profunda com os brasileiros. Em entrevista exclusiva a Hugo Gloss, Kravitz explicou por que demorou tanto para voltar, falou sobre sua fazenda no Rio de Janeiro e relembrou um momento inesquecível no país. Ele ainda deu dicas de saúde e contou como foi gravar um clipe peladão para seu novo álbum, “Blue Electric Light”.

Conexão com o Brasil

O último show de Lenny no Brasil foi em 2019, durante o Lollapalooza. Sobre a demora para voltar, ele falou que a pandemia foi uma das principais culpadas. “Estive em turnê com o álbum anterior, ‘Raise Vibration’, por dois anos e planejava retornar. Mas então veio a Covid, que paralisou tudo. Após isso, fiquei nas Bahamas, trancado, fazendo música. E agora, lançando novas músicas este ano, aqui estamos de novo”, detalhou o músico.

Durante o período de isolamento, Kravitz se encontrou musical e espiritualmente, o que se refletiu em seu novo trabalho. “Agradeço a Deus por estarmos aqui, e estou de volta”, disse ele, expressando gratidão pela oportunidade de retornar aos palcos brasileiros, um lugar que ele “ama tanto”.

Kravitz também compartilhou detalhes sobre sua fazenda no Rio de Janeiro, um retiro que ele descreve como um presente divino. “Foi uma oportunidade que eu recebi. Eu vejo isso como um presente de Deus. Foi algo que eu nunca imaginei. Mas ele simplesmente me atraiu. É tão especial e puro, e no meio da natureza. É um lugar onde eu posso realmente sentir a vida, a força vital e o espírito. É simplesmente incrível. Então, sim, o Brasil se tornou uma parte muito profunda da minha vida”, contou.

Amizade com Liniker 

A admiração de Kravitz pela cena musical brasileira também foi evidente quando ele falou sobre suas escolhas para os shows em São Paulo: o astro convidou Liniker e Frejat para abrirem seu show. “Eu estava em Paris, onde também moro, vi a baixista que toca com a Liniker no Instagram, e gostei. Então fui a um show para vê-las tocar, nunca tendo visto a Liniker antes. E achei tudo maravilhoso! Eu as conheci no camarim depois e, quando chegou o momento de planejar esses shows no Brasil, pensei que seria muito legal tê-las conosco”, explicou.

Liniker e Lenny Kravitz se conheceram em Paris (Foto: Reprodução/@chaaaves)

Os fãs brasileiros, conhecidos por serem os mais animados do mundo, também ocupam um lugar especial nas memórias do artista. Inclusive, um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando ele se apresentou na Praia de Copacabana em 2005, durante as celebrações dos 440 anos do Rio de Janeiro. “Tocar para milhões de pessoas na praia, todos aqueles anos atrás em Copacabana, foi algo além de incrível. Sabe, nunca toquei para tantas pessoas e foi algo que nunca senti antes. Eu gostaria de fazer isso de novo, na verdade. Mas, em geral, quer você toque em um show enorme na praia, ou em um estádio ou uma arena, não importa muito. A energia brasileira é tão linda, fico embriagado com isso”, relembrou.

Reconhecimentos recentes e clipe peladão

O novo álbum de Kravitz, “Blue Electric Light”, chega num momento glorioso de sua carreira, marcado por prêmios significativos. Ele foi homenageado como “Ícone da Música” no “People’s Choice Awards”, ganhou o prêmio de “Melhor Vídeo de Rock” no “VMAs”, recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e o troféu de “Ícone da Moda” do CFDA. “Estou no melhor lugar mentalmente, espiritualmente e fisicamente, em que já estive. A vida é emocionante todos os dias e cada novo dia é uma nova vida e um novo presente e uma nova oportunidade de viver, aprender e amar e experimentar essa coisa que chamamos de vida”, declarou.

A felicidade é tanta, que Lenny chegou a gravar o clipe de “TK421” totalmente pelado. No entanto, ele fez questão de ressaltar que a ideia foi do diretor. “Foi feito de uma forma que funcionou, com um tom de brincadeira, como estar sozinho em casa, se divertindo com música. Estou muito confortável comigo mesmo”, explicou.

Paixões por moda e cinema

Além da música, a moda também ocupa um lugar central em sua vida, influenciada pelas vivências de sua mãe e seus amigos em Nova York durante os anos 70. “Eram pessoas do teatro, artistas, músicos, que expressavam suas almas através de suas roupas”, contou. Kravitz afirmou que vê a moda como uma extensão de sua expressão artística e citou Jimi Hendrix, David Bowie, Sly & the Family Stone, The Jackson 5, Al Green, Curtis Mayfield, Bob Dylan, Led Zeppelin, Miles Davis, Janis Joplin, Nina Simone e Aretha Franklin como suas maiores inspirações.

Sobre atuação, Lenny revelou estar até interessado em fazer seu próprio filme. “Minha mãe provavelmente imaginava que eu seria ator, mas a música era minha paixão. Então eu faço isso quando tenho tempo. Mas eu gostaria de fazer meu próprio filme”, apontou, ressaltando que ainda não faz ideia de como será o projeto.

É claro que o artista também não deixaria de mencionar sua filha, Zoë, que foi elogiada por seu primeiro trabalho na direção em “Pisque Duas Vezes“. “Ver minha filha fazer isso foi realmente lindo. É o relacionamento mais gratificante da minha vida. Vê-la florescer é uma bênção tão grande. Ela nunca tinha escrito ou dirigido um filme. Eu sabia que ela seria boa, mas ela me surpreendeu. Ela é uma cineasta, e eu estou muito orgulhoso dela!”, disse ele, mostrando seu lado de “pai babão”.

Lenny e a filha, Zoë, fruto do relacionamento com Lisa Bonet. (Foto: Getty)

Segredos de juventude

Kravitz também compartilhou seu segredo para continuar com o corpo trincado. Aos 60 anos, o astro do rock nunca esteve tão bem fisicamente. “Requer disciplina. Para continuar movimentando o corpo, para empurrar o corpo além dos limites, para ser saudável, para realmente ser consciente sobre o que você consome. Não apenas o que você come, mas o que você vê, o que você ouve. Seus relacionamentos”, aconselhou.

E finalizou: “Definitivamente eu me dedico ao trabalho físico, ao trabalho espiritual, ao que coloco no meu corpo, como eu me alimento. Mas vale a pena. Sua saúde é tudo. E manter seu corpo em sintonia é muito importante. E a parte mental”.

O único show de Lenny Kravitz no país está marcado para o dia 23 de novembro, em São Paulo. A apresentação integra a turnê mundial que promove “Blue Electric Light”, seu 12º álbum da carreira. Assista à entrevista completa:

Sair da versão mobile