Invencível: Sandra Oh e elenco falam sobre desafios de adaptação da HQ, e recepção calorosa dos fãs no Brasil; assista

Em papo com a equipe do hugogloss.com, Sandra Oh refletiu sobre a jornada de sua personagem em “Invencível” e como a experiência feminina influenciou sua interpretação de Debbie Grayson

ouça este conteúdo

A aguardada 3ª temporada de “Invencível“, produção do Prime Video, estreou em fevereiro, trazendo novos personagens, cenas emocionantes e muita ação! Para divulgar a produção, as icônicas Sandra Oh e Gillian Jacobs, que integram o elenco de voz da animação, e o criador Robert Kirkman vieram ao Brasil durante a CCXP 2024, e bateram um papo exclusivo com a equipe do hugogloss.com!

Durante a entrevista, os astros comentaram sobre a nova fase de “Invencível”, a recepção calorosa dos fãs brasileiros, relembraram suas frases mais icônicas, discutiram as diferenças entre atuar em live-action e dublar uma animação e compartilharam experiências pessoais que influenciaram a construção de seus personagens.

Baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman, “Invencível” conquistou fãs ao redor do mundo com sua narrativa envolvente e personagens complexos. A história acompanha Mark Grayson, um jovem super-herói que descobre que seu próprio pai, Omni-Man, é um vilão. Determinado a trilhar um caminho diferente, ele embarca em uma jornada de amadurecimento e autoconhecimento. Nesta nova temporada, a trama se aprofunda em sua vida pós-faculdade, explorando seus desafios para se tornar uma pessoa melhor e evitar os surtos de violência que marcaram seu passado. Espia só:

 

Antes mesmo de iniciar sua agenda de compromissos, o elenco de “Invencível” foi recebido com entusiasmo pelos fãs no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Sandra Oh, adorada pelos brasileiros por seu papel como Cristina Yang em “Grey’s Anatomy“, foi cercada por admiradores, e Gillian Jacobs confessou ter ficado impressionada com a recepção calorosa.

“Ah, eu vi a recepção! Foi um verdadeiro enxame em cima da Sandra! Foi incrível. Inacreditável. Quer dizer, também foi uma loucura. Tinha alguém fazendo cosplay no aeroporto, mas… Acho que você estava lidando com coisa demais. Um grupo enorme de pessoas cercou a Sandra instantaneamente, mas foi incrível”, declarou.

Continua depois da Publicidade

Sandra confirmou a intensidade do momento. “Senti que muita coisa estava acontecendo ao mesmo tempo”, admitiu. “Foi tipo: ‘Olá, Brasil!’. Foi incrível, como se o país inteiro estivesse lá”, acrescentou.

Com carreiras marcadas por papéis icônicos em “Community” e “Grey’s”, respectivamente, Gillian e Sandra se tornaram vozes influentes na cultura pop. Frases de suas personagens ainda circulam pela internet, e quando perguntadas sobre a citação que mais escutam dos fãs, ambas responderam sem hesitar.

“Bem, tem uma fala em ‘Community’ em que minha personagem está em uma peça de teatro, e o reitor olha para cima, me vê e diz: ‘Ugh, a Britta está no elenco?’. Desde então, sempre que apareço em qualquer coisa, os comentários são: ‘Ugh, a Britta está no elenco?’. Então, até eu morrer, essa será a primeira e única coisa”, brincou Gillian.

Já Sandra relembrou a frase mais memorável de Cristina Yang: “Eu diria que a número um é: ‘Você é a minha pessoa'”.

Continua depois da Publicidade

Apesar de trajetórias distintas — Sandra com “Diário da Princesa”, “Grey’s Anatomy” e “Killing Eve”, enquanto Gillian brilhou em “Community”, “Love” e “A Ressaca 2” — as atrizes navegaram por diversos gêneros ao longo da carreira. Essa versatilidade as preparou para o desafio de dublar personagens animados.

Sobre a transição do live-action para a dublagem, Jacobs compartilhou sua maior dificuldade: “Às vezes, quando ouço depois de gravar, se estão tocando uma cena e estou adicionando, sei lá, sons de luta ou algo assim, percebo que acho que estou dando uma performance completa, porque estou atuando com meu corpo enquanto gravo, e depois fico meio desapontada com minha performance vocal às vezes. Até que percebi que precisava colocar muito mais na minha voz do que normalmente faria ao atuar na tela. Então eu preciso garantir que minha voz seja dinâmica e que eu realmente me concentre nisso, porque de outra forma eu fico desapontada com a minha performance”.

Eve, personagem de Gillian Jacobs em “Invencível”. (Foto: Reprodução/Prime Video)

Sandra, por sua vez, comparou o processo ao trabalho nos palcos: “Gillian e eu viemos do teatro, então temos que ser flexíveis. Mas sim, temos que nos concentrar… Muitas vezes, meus movimentos se tornam maiores, porque você faz grandes movimentos, mas tudo está focado aqui. Mas outra razão pela qual gosto de dublagem, é que você está trabalhando com um instinto muito, muito imediato. O que eu gosto, é algo sempre muito novo. E você está sempre no limite. Você fica sempre no auge dos seus instintos”.

Continua depois da Publicidade

O olhar de Robert Kirkman

Além de Sandra Oh e Gillian Jacobs, o elenco de “Invencível” conta com grandes nomes de Hollywood, como J.K. Simmons, Steven Yeun e Jason Mantzoukas.

Robert Kirkman, criador da HQ e da série animada, destacou o cuidado na escolha do elenco: “Quase todas as vezes, em todos os casos, tem sido, sabe, um verdadeiro privilégio. Nosso elenco é insano, incluindo essas duas. E é divertido porque… eu escrevi a HQ por uns 16 anos, e eu sentia que conhecia os personagens, como se pudesse ouvir suas vozes. Mas então, quando você tem pessoas como Gillian e Sandra entrando e incorporando os personagens, é tão estranho sentir que um personagem é tão familiar e, ao mesmo tempo, descobrir novas coisas sobre ele. Simplesmente ter um novo insight sobre eles através dessas vozes que foram dadas a eles, que não existiam por muitos anos. Então tem sido uma experiência muito gratificante”.

Sobre a adaptação da HQ para a animação, Kirkman explicou como busca equilibrar fidelidade ao material original e inovação: “É realmente uma questão de sentar com Simon Racioppa e os outros roteiristas, olhar para a HQ e perguntar: ‘Como podemos tornar isso mais incrível?’. Se não está quebrado, não tente consertar. Então, há algumas coisas que adaptamos diretamente dos quadrinhos, com pouquíssimas mudanças. Mas mesmo quando fazemos isso, sempre tentamos melhorar algo”.

Mark, personagem titular de “Invencível”. (Foto: Reprodução/Prime Video)

Continua depois da Publicidade

A força de Debbie

Deborah “Debbie” Grayson (Sandra Oh) é uma peça fundamental em “Invencível”, atuando como a “voz da razão” ao longo das duas primeiras temporadas. Esposa de Nolan Grayson (J.K. Simmons) e mãe de Mark (Steven Yeun), ela sempre acreditou na solidez de sua família — até que descobre a verdade sobre as reais intenções de Nolan.

Após duas décadas de casamento, a revelação sobre as afiliações de seu marido abala tudo o que ela conhecia. De repente, a vida que construiu parece uma ilusão, e Debbie se vê forçada a confrontar uma dura realidade: quem, de fato, era o homem que amava?

Sandra Oh dá voz a Debbie Grayson em “Invencível”. (Foto: Reprodução/Prime Video)

Ao falar sobre a construção da personagem, Sandra Oh destacou como a experiência feminina permeia a trajetória de Debbie e como suas próprias vivências ajudaram a moldar essa interpretação. “Definitivamente [coloquei um pouco de mim nela], sim. A jornada de uma mulher que se sente traída e enganada pelo patriarcado, e que desperta para sua própria ingenuidade, é algo que muitas de nós vivemos. Eu me conecto muito com isso”, refletiu.

Se pudesse dar um conselho a Debbie nesse momento tão difícil, a atriz diria: “Acho que a Debbie é uma personagem bastante notável, porque eu a acho extremamente corajosa. E ela confia em si mesma, como mãe. E isso é, como sabemos, o trabalho mais importante. Então, pelo fato de ela ter muita confiança, não sei bem o que dizer a ela. Além disso, provavelmente, eventualmente… acho que ela e Mark precisam ser um pouco mais autoindulgentes”.

A 3ª temporada de “Invencível” já está disponível no Prime Video. O papo completo com o elenco você confere abaixo:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques