Só se fala nela! Com menos de um mês de sua estreia, “Wandinha” tornou-se a série do momento e vem quebrando recordes na Netflix. Na onda desse sucesso, as estrelas da produção, Jenna Ortega e Gwendoline Christie, vieram ao Brasil durante a “CCXP 2022”. Em entrevista a Hugo Gloss, as artistas falaram sobre esse hit de audiência, revelaram detalhes dos bastidores da atração e se abriram sobre a relação que desenvolveram no processo.
Com tanta repercussão, uma dancinha de Wandinha Addams (Jenna Ortega) viralizou no TikTok, teve milhões de visualizações e logo virou uma “trend” na rede social. Segundo Jenna, a coreografia viral foi quase um improviso que surgiu em sua mente. “Inicialmente, eles queriam que eu me encontrasse com o coreógrafo, e eu disse: ‘Não. Eu vou fazer isso sozinha. Isso vai ser coisa minha’. Tim [Burton] e eu escolhemos a música para fazer, ‘Goo-Goo Muck’ do The Cramps, uma semana antes. Duas noites antes, eu percebi: ‘Ih, tenho estado tão focada nas outras tarefas para os episódios três e quatro, que não tive tempo de pensar sobre a dança em momento algum'”, recordou ela.
Então, na véspera da gravação, a protagonista mergulhou nos estudos e preparou os passinhos que contagiaram o mundo todo. “Eu meio que assisti ao máximo das filmagens possível, que é algo que eu vinha fazendo meses antes, mas eu meio que fiz movimentos que reconheci como chocantes e estranhos o suficiente e tentei juntá-los. Mas, no dia de filmar, vieram alguns dos movimentos que planejei e alguns movimentos não planejados. E foi uma espécie de mistura de improvisação com pesquisa intensa, eu diria”, contou.
Do acaso, surgiu um hit! A dancinha fez tanto sucesso, que ganhou uma nova trilha sonora e até reviveu a canção “Bloody Mary” – faixa de Lady Gaga lançada em 2011, mas que só agora está vivendo seu auge de sucesso, chegando atualmente à 25ª posição das músicas mais tocadas no mundo no Spotify.
@_jelichamaata Wednesday Dance Trend #jelasan #wednesday #wednesdayaddams #wednesdaynetflix #fyp #fypシ #addamsfamily #netflix #wednesdaydance #dancetrend #foryoupage ♬ original sound – main account got banned
Fenômeno de audiência
Todo o bafafá acerca de “Wandinha” é um resultado dos números sobre a atração. Com 341.230.000 horas assistidas só em sua primeira semana, a atração bateu o recorde de “Stranger Things” e tornou-se a maior estreia da história da Netflix. Neste momento, ela já é a terceira produção em inglês mais assistida de todos os tempos na plataforma. Mas as estrelas sequer imaginavam que isso aconteceria… “De jeito nenhum. Eu não tinha essa expectativa. Não sei, eu acho que sou muito ingênua no sentido de que mesmo com um nome como o de Tim Burton ligado ao projeto, eu meio que enxerguei como ‘mais uma série’. Porque nunca se sabe! […] E eu não sei, eu só não estava antecipando nada do que aconteceu”, disse Ortega.
Gwendoline, que interpreta a diretora do Colégio Nunca Mais, Larissa Weems, também foi pega de surpresa com o alcance impressionante da produção. “Eu não estava esperando esta resposta tão esmagadora”, pontuou. Contudo, a artista admitiu ter sentido que o projeto derivado da “Família Addams” trazia algo de diferente. “Ficou muito claro para mim que Tim [Burton] estava criando algo muito especial e Jenna é excelente. Havia uma certa energia nas cenas que me pareceu emocionante. Parecia um pouco mágico, mas você nunca sabe o que vai acontecer. Eu sabia. Eu sabia que Jenna seria excepcional. E eu acho que ela explodiu a mente de todos”, declarou.
No set com Tim Burton
As atrizes também foram só elogios ao trabalho nos bastidores com Tim Burton, diretor e produtor executivo do seriado. “Tim era alguém com quem eu queria trabalhar durante toda a minha vida, de verdade. E o seu trabalho significa muito para tantas pessoas. Eu estava ansiosa”, assumiu Christie, que ainda recordou como ficou eufórica ao receber uma ligação do cineasta confirmando que estava escalada no elenco. “Eu recebi este telefonema e ouvi: ‘Olá, Gwendoline, aqui é o Tim Burton’. E eu apenas tirei o telefone da orelha, gritei em silêncio e disse: ‘Oi, Olá…’. Mas parando para pensar sobre aquela ligação, ele foi tão gentil e acolhedor”, recordou ela. “No set, ele foi tão colaborativo, relaxado, respeitoso e sintonizado conosco como artistas”, acrescentou.
Jenna também ficou surpresa ao conhecer a maneira como Burton trabalha. “Eu sinto que ele, você sabe, foi um dos diretores que eu admirei enquanto crescia. Ele foi uma grande parte da minha infância e apenas alguém por quem tenho imenso respeito”, iniciou ela. “Certamente, nunca nem passou pela minha cabeça a possibilidade de poder trabalhar com ele, muito menos fazendo Wandinha Addams e fazendo parte da franquia de ‘Família Addams’ com ele. E acho que, sabe, desde a primeira vez que o conheci, ficou muito claro para mim que ele é apenas um cara normal e muito legal”, recordou ela.
A intérprete de Wandinha ficou grata ao perceber que o diretor queria ouvir suas opiniões. “Ele é sempre muito respeitoso, ele sabe o nome de todos. E sim, como Gwendoline disse, ele é incrivelmente colaborativo”, afirmou. “Ele sempre foi genuinamente curioso sobre o que eu tinha a dizer, sobre minha opinião e fez a minha voz parecer importante. E eu, de verdade, é uma das minhas experiências favoritas que já tive com um diretor em um set. Ele é um cara muito, muito adorável”, observou a atriz.
Amizade e diversão nos bastidores
Questionada sobre o humor frio e irônico de Wandinha, Jenna confessou que se divertiu muito com o papel. “Definitivamente. Sempre foi divertido quando eu estava filmando em um aspecto de grupo também, porque de vez em quando, quando estava filmando com Tim, eu meio que tinha o luxo de dizer falas aleatórias e apenas observar as reações das pessoas. Então, não sei se fizeram um vídeo com os erros de gravação, mas há muitos pequenos clipes de nós meio que morrendo de rir ou tentando coisas novas”, mencionou ela. “Eu senti que, definitivamente, tínhamos espaço para brincar e explorar”, pontuou.
Gwendoline ainda se derreteu toda sobre a colega de elenco, deixando claro como a proximidade de suas personagens extrapolou a ficção. “Eu simplesmente amei a maneira como o relacionamento saiu da página quando começamos a atuar juntas e fazer as cenas, como se desenvolveu em algo totalmente diferente. E o grande prazer de trabalhar com Jenna foi que ela também não teve medo de levar o relacionamento para muitas áreas diferentes, e foi ótimo poder me sentir livre com você, Jenna”, disse a inesquecível Brienne de Tarth de “Game of Thrones”.
Mas Jenna também retribuiu todo o carinho da parceira de trabalho. “Se você conversasse com alguém no set, entenderia minha obsessão por Gwendoline Christie. E eu não sou de conversa fiada e essa coisa toda. Mas ela é a melhor atriz do set. Nossa relação não seria a mesma se fosse qualquer outra pessoa fazendo esse papel”, comentou a protagonista, deixando a artista lisonjeada. “Não, pare. Eu não aguento”, respondeu Christie. “Mas é! Eu estou dizendo”, insistiu Ortega. Fofas demais, hein? Dão show dentro e fora das telinhas!
Assista ao vídeo na íntegra abaixo: