Após sofrer parada cardíaca em jogo, Damar Hamlin acorda na UTI, e conversa com colegas de time pela primeira vez

O jogador de futebol americano sofreu uma parada cardíaca após um lance de defesa no início da semana

Damar Hamlin

O jogador de futebol americano Damar Hamlin teve seu tubo respiratório removido nesta sexta-feira (6). Segundo o clube Buffalo Bills, o atleta conseguiu conversar com sua família, médicos e companheiros de equipe. No início da semana, o jovem, de 24 anos, sofreu uma parada cardíaca após um lance em campo e precisou ser atendido às pressas.

De acordo com o time, Hamlin apareceu em uma videoconferência e expressou seu carinho pelos colegas. “Amo vocês, caras”, disse ele. Em uma coletiva de imprensa com repórteres, o técnico do Bills, Sean McDermott, contou que surpreendeu o time com esse “agrado”, e os jogadores aplaudiram Hamlin de pé quando o viram na tela. O treinador narrou que Damar fez um gesto de coração com as mãos, levantou o polegar e flexionou os músculos do braço. “Foi uma troca muito legal por alguns segundos lá”, finalizou.

https://twitter.com/BuffaloBills/status/1611383102013857792?s=20&t=i74sUxmuQ1VpxImp6-eSjw

Continua depois da Publicidade

A notícia da reunião virtual veio logo após a equipe compartilhar uma atualização sobre Damar, que continua na UTI do Centro Médico da Universidade de Cincinnati. “De acordo com os médicos da UCMC, o tubo respiratório de Damar foi removido durante a noite”, escreveram no Twitter. E acrescentaram: “Ele continua progredindo notavelmente em sua recuperação. Sua função neurológica permanece intacta e ele conseguiu conversar com sua família e equipe de atendimento”.

https://twitter.com/BuffaloBills/status/1611379595105767424?s=20&t=9X-nojcAzHGSRofSa5oR1g

Ontem (5), o doutor Timothy Pritts, chefe da divisão de cirurgia geral, detalhou o estado de saúde de Damar em uma coletiva de imprensa divulgada pelo USA Today. “Estamos orgulhosos de informar que ele está melhorando, [estamos] muito felizes por ele, por sua família e pela organização Buffalo Bills”, contou o médico, afirmando que, apesar do avanço, o atleta segue em estado grave e continua recebendo cuidados intensivos na UTI.

Continua depois da Publicidade

Relembre o acidente

Damar Hamlin sofreu uma parada cardíaca nesta segunda-feira (2), durante uma partida da NFL. Ele, que é um dos defensores do time, interceptou o jogador Tee Higgins, do Cincinnati Bengals, e os dois foram ao chão. No entanto, neste momento, o atleta do Bills acabou recebendo uma pancada na região torácica. Hamlin chegou a se levantar, mais caiu na sequência, para desespero de seus colegas de equipe. A equipe médica logo o atendeu, constatou a parada cardíaca e teve de reanimá-lo. Cerca de 10 minutos depois, após massagens cardíacas e o uso de um desfibrilador elétrico ainda em campo, Damar foi ressuscitado e pôde ser levado ao hospital. Assista:

[Atenção! Imagens fortes]

Continua depois da Publicidade

A princípio, Damar tinha pulso, mas respirava com ajuda de aparelhos. Logo depois, o Buffalo Bill explicou o que ocorreu, informou que o atleta estava sedado e que seu caso era considerado grave. “Damar Hamlin sofreu uma parada cardíaca após uma rebatida em nosso jogo contra o Bengals. Seu batimento cardíaco foi restaurado em campo e ele foi transferido para o UC Medical Center para mais testes e tratamento. Ele está atualmente sedado e listado em estado crítico”, disse o time.

https://twitter.com/BuffaloBills/status/1610166228559052801?s=20&t=3fQEEB380nnLJ4iBGse3NQ

De acordo com a imprensa internacional, a principal suspeita é de que Hamlin teria sofrido o que é chamado de commotio cordis (expressão que significa “agito no coração”, em latim). O cardiologista Mateus Freitas Teixeira escreveu sobre o assunto no blog Eu Atleta, do GE, e explicou essa condição. O fenômeno pode ocorrer após algum impacto súbito e contundente na região do tórax, que provoca alterações nas fibras elétricas do coração se ocorrer num momento específico do ciclo cardíaco.

Essa perturbação elétrica desencadeia um quadro de arritmia maligna que, por sua vez, impede a circulação sanguínea. Em questão de segundos, o corpo sofre a parada cardíaca e o coração não consegue levar sangue para o cérebro e o corpo. Episódios de commotio cordis já ocorreram algumas vezes nos esportes, o que fez com que o fenômeno se tornasse mais conhecido na comunidade esportiva e médica. A primeira vez que a condição foi descrita foi por volta do século XVIII, em trabalhadores que sofriam trauma torácico.

Continua depois da Publicidade

Passado o incidente, o jogo em Cincinanati foi suspenso. Jornalistas locais revelaram que, a princípio, a partida seria retomada após apenas cinco minutos. Entretanto, treinadores teriam se recusado a seguir o jogo. Mais de uma hora depois, a NFL se manifestou e anunciou o adiamento da partida. “O jogo desta noite entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals foi suspenso depois que Damar Hamlim do Buffalo Bills desmaiou, anunciou Roger Goodell, comissário da NFL. Hamlin recebeu imediato atendimento médico no campo pela equipe médica independente e paramédicos locais. Ele foi transferido para um hospital local onde se encontra em condição crítica. Nossos pensamentos estão com Damar e o Buffalo Bills. Forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis. A NFL está em constante comunicação com os a Associação de Jogadores da NFL que estão de acordo com o adiamento do jogo”, informou a liga.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques