ouça este conteúdo
|
readme
|
Nesta quarta-feira (26), o narrador da Fórmula 1, Sérgio Maurício, foi afastado provisoriamente das primeiras transmissões da categoria, de acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, da coluna Outro Canal, da Folha de São Paulo. A decisão, tomada de última hora pela direção da Band, ocorreu após uma polêmica envolvendo comentários transfóbicos atribuídos ao comentarista sobre a deputada do PSOL, Erika Hilton.
A controvérsia ganhou repercussão no X (antigo Twitter), quando fãs apontaram uma interação de Sérgio Maurício com a seguinte publicação: “Erika Hilton, que na verdade é Felipe Santos, tem alguns problemas de aceitação bem alarmantes. 1. Diz ter orgulho de ser negro, mas clareia a pele e faz procedimentos para tornar o rosto mais ‘fino’. 2. Diz ter orgulho das origens, mas alisa o cabelo e pinta de loiro”, dizia parte da publicação.
Em resposta, um perfil supostamente pertencente ao narrador — e que vinha sendo marcado pela Band ao longo dos anos em que ele integrava a equipe de transmissões da Fórmula 1 — declarou: “Uma verdadeira fake news ambulante, essa coisa”.

O caso gerou forte reação entre fãs do automobilismo e nos bastidores da Band, levando perfis nas redes sociais a se mobilizarem pelo afastamento do narrador, afirmando que o comentário possuía teor racista e transfóbico.
Procurado pela Folha de S. Paulo, Sérgio Maurício negou ser o responsável pela conta. “Não é a primeira vez que pessoas de forma maliciosa criam perfis falsos e/ou reproduzem falas inverídicas usando a minha imagem”, afirmou.
O narrador alegou ainda que sua foto e número de telefone teriam sido utilizados para a criação do perfil e reforçou essa versão à direção da Band: “Não conheço e nada tenho contra ou a favor da deputada Erika Hilton. Fiquei sabendo disso através da minha chefia. O mais incrível é que tenho que me defender disso. Estou tomando as providências jurídicas”.
A conta em questão possuía mais de 30 mil seguidores e publicava frequentemente fotos dos bastidores das transmissões da Band. Além disso, desde sua contratação pela emissora, em 2021, o perfil havia sido divulgado por contas oficiais da própria Band. Apesar da explicação do narrador, a transmissão dos primeiros treinos da Fórmula 1 nesta quarta-feira (26) foi conduzida por Carlos Fernando no BandSports, canal esportivo do grupo.
Até o momento, Erika Hilton e a Band não se manifestaram publicamente sobre o caso.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques