Hugo Gloss

Bola de Ouro 2024: Vini Jr. se manifesta pela primeira vez após perder troféu e não comparecer à premiação

Vini Jr. era um dos favoritos à Bola de Ouro 2024 (Getty)

Vinicius Júnior se manifestou após a decisão da France Football sobre o “Melhor Jogador do Ano”. O brasileiro foi desbancado por Rodri, do Manchester City. Vini era cotado como grande favorito por ter sido o protagonista na conquista da Champions League 2023/24 com o Real Madrid, que também faturou o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha.

Desde sua chegada no Real Madrid, ele se tornou exemplo na luta contra o racismo. Para alguns especialistas, essa atitude pode ter contribuído para a decisão dos cem jornalistas que votaram na “Bola de Ouro”. “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”, escreveu o jogador após a exibição do evento.

No momento do anúncio, alguém gritou “Vini” na plateia. O vencedor, porém, foi o volante espanhol, deixando a segunda colocação para o brasileiro. A delegação do Real Madrid não viajou para Paris, como protesto e apoio ao jogador. Durante a entrega do prêmio, os apresentadores ignoraram a ausência do clube – que venceu a categoria de “Melhor Time do Ano”.

O Real também decidiu “boicotar” a “Bola de Ouro” a partir de agora. “A Bola de Ouro deixa de existir (para o Real). Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid”, disse em nota ao jornal Marca.

O Flamengo, time que revelou Vini Jr., também se manifestou sobre a premiação, com uma homenagem para o “cria do ninho”: “Hoje, havia uma grande expectativa por um dia de coroação. Mas se ela não veio daqueles que votaram na contestada premiação, ela veio, vem e virá daqueles que sabem que você é o melhor. E é tão fácil saber! De São Gonçalo a Madrid, passando pela Gávea e por Vargem Grande, você tem moral de cria – e não criado. Pra todos, menos alguns, você é o melhor, sem espaço pra dúvida. O Clube de Regatas do Flamengo e a Nação Rubro-Negra têm um imenso orgulho de poder dizer que você foi formado aqui”.

Vini Jr. venceu com sobras votação popular ligada à “Bola de Ouro” deste ano. Em votação feita pelo jornal L’Équipe, que pertence ao mesmo grupo de mídia da France Football e é parceiro da premiação, o brasileiro ficou em primeiro conquistando 41,3% dos votos. Rodri apareceu em segundo com 13,5%, enquanto Bellingham ficou em terceiro com 10,3%.

Sair da versão mobile