Mais polêmica envolvendo a Copa do Mundo 2022… Imagens da estrutura do “fan village”, local dedicado para hospedar torcedores que vão ao Catar para o evento esportivo, viralizaram recentemente. Apesar da acomodação ter sido anunciada pela Fifa como “experiência única”, que conectaria os fãs à cultura do país, vários registros mostraram uma situação precária. Segundo o Guardian, 48h antes do início dos jogos ainda havia vários equipamentos de construção no local.
O Daily Mail divulgou que esta foi uma maneira que os torcedores encontraram de se hospedar para ver as partidas, já que o Catar é um território muito pequeno e as reservas de hotéis estão limitadas. O país montou 30.000 quartos – com espaço para até 60.000 convidados – no espaço dedicado aos fãs.
De acordo com o jornal britânico, foi informado que as tendas teriam confortos modernos de luxo, com muito espaço, ar condicionado, banheiro privativo, televisão, secador de cabelo, ferro e tábua de passar, frigobar, cofre, área para preparar café e chá, além de Wi-Fi. “O Fan Village Al Khor oferece uma experiência única de acampamento árabe que reflete e abrange as tradições do Catar”, disse a Fifa. “A acomodação é confortavelmente mobiliada, repleta de toques contemporâneos e em um estilo que lembra uma tenda tradicional do país”, complementou. Mas não foi bem isso o que aconteceu…
I feel bad for those staying in these tents. It's gonna be hot AF, and if there is a sand storm u can kiss those tents goodbye.#LoBaratoSaleCaro#QatarWorldCup2022 pic.twitter.com/wuRpAj7fjN
— #MrPullUp (@Chris120778) November 14, 2022
We stayed in a World Cup fan camp in Qatar. pic.twitter.com/bO2qD2UHfu
— Emily Brooks (@emilyEBbrooks) November 20, 2022
Inside Qatar’s fan village ⚽https://t.co/L3dSBM7CjH pic.twitter.com/hZnMBkjpOQ
— BBC News (World) (@BBCWorld) November 20, 2022
Ao chegarem no lugar, as pessoas encontraram uma situação bem diferente. As cabines tinham apenas um frigobar e um pequeno banheiro, com capacidade para comportar só 2 pessoas. A publicação revelou que os primeiros torcedores também se depararam com pilhas de entulho e areia. Eles também reclamaram dos containers serem apertados, e disseram que foram “roubados”, já que pagaram cerca de $200 (aproximadamente R$ 1000) por uma noite no serviço. Veja mais fotos, clicando aqui.
Não demorou muito para os vídeos mostrando a real situação tomarem conta da web. Muitos internautas passaram a comparar a divulgação do alojamento com o que aconteceu no Fyre Festival. O evento de música cofundado por Billy McFarland e pelo rapper Ja Rule aconteceria nas Bahamas e foi muito divulgado por influenciadores. Todavia, acabou deixando pessoas presas em um local, sem comida e em barracas sem a estrutura necessária. Eita!
@tripadvizrDoes this not remind you of Fyre Festival? These are the advertising pictures for the £200 a night cabins for the World Cup in Qatar.♬ Oh No No No – Music Falcon