Derrota de Maria Portela no judô revolta torcedores e personalidades do esporte, que questionam arbitragem – confira reações

Revoltante! Na madrugada desta quarta-feira (28), a judoca brasileira Maria Portela foi vítima de grande injustiça nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em uma disputa contra a russa Madina Taimazova, nas oitavas de final da categoria até 70kg no judô, a brasileira foi prejudicada pela arbitragem do mexicano Everardo Garcia.

Na luta complicada, Portela conseguiu a primeira boa chance de golpe faltando pouco mais de um minuto para o fim do combate. Sem pontos no tempo regulamentar, o embate então seguiu para o Golden Score. Com três minutos, a brasileira encaixou um golpe, mas o árbitro de vídeo não confirmou. As duas atletas já haviam recebido duas punições, então qualquer outra penalidade resultaria em derrota. Após os dez minutos de competição, a brasileira recebeu nova punição e foi então que Garcia a eliminou com o terceiro shido (punição), por falta de combatividade.

A situação revoltante deixou a atleta aos prantos após o fim da disputa, o que rendeu um dos momentos mais tristes desta edição dos Jogos. Visivelmente abalada com a injustiça, Maria desabafou em entrevista ao SporTV. “Eu ainda não acredito. Não deu, infelizmente. Eu realmente me entreguei. Me desculpa, eu sei que tinha que ter ganhado, mas não deu mais uma vez”, declarou a judoca. De partir o coração!

https://twitter.com/BulletClubIta/status/1420235672951087105?s=20

Continua depois da Publicidade

Comentaristas da SporTV se revoltam

O coração de Portela e dos torcedores brasileiros, no entanto, não foram os únicos a quebrar. O medalhista olímpico do judô e, atualmente, comentarista do SporTV durante os Jogos, Tiago Camilo, não ficou nada feliz com a atuação injusta de Everardo. Ao vivo, o ex-judoca lamentou o resultado final.

“Foi wazari. Bateu a nuca. Ponto claro da brasileira. A russa toca as costas no chão, a parte de trás dos ombros. A brasileira claramente prejudicada nessa luta. Tanto nesse golpe não pontuado quanto na decisão do golden score, nessa última punição que ela tomou”, disparou Camilo, durante a transmissão.

As manifestações em apoio à Portela não pararam por aí. O narrador Daniel Pereira, também do SporTV, ficou tão furioso com a situação que acabou quebrando o protocolo e demonstrando toda sua indignação no ar. “Tá de brincadeira isso aí, Tiago Camilo! Não pode fazer isso!”, esbravejou.

Continua depois da Publicidade

Dandan, como é mais conhecido, seguiu com o desabafo. “Tem que fazer uma medalha para a Maria Portela. Tá de brincadeira o que essa menina lutou. Ainda teve o lance do vídeo. Cara, isso é wazari! Eu não sou ninguém para falar isso, mas tenho aqui ao meu lado um bimedalhista olímpico. É wazari ou não é, Tiago Camilo? Desanima, cara!”, disparou.

Na sequência, a emissora mostrou o replay do golpe não computado à favor da brasileira, o que incendiou o narrador mais uma vez. “E aí, fica por isso mesmo? Não tem alguém para… O mundo inteiro está vendo isso aí. Revoltante! Revoltante!”, exclamou. A revolta foi tanta, que Dandan acabou entre os assuntos mais comentados do Twitter ao longo da madrugada.

https://twitter.com/iamandabc/status/1420243066024235011?s=20

Continua depois da Publicidade

Comunidade judoca se pronuncia à favor de atleta

Após o episódio devastador de Maria Portela, diversos grandes nomes do Judô se manifestaram em apoio à brasileira. Alex Pombo, judoca com passagens pela seleção brasileira, relembrou que o árbitro Everardo Garcia cometeu a mesma injustiça em sua luta contra o argentino Alejandro Clara, nas semifinais do Pan de Toronto de 2015.

“Esse árbitro já acabou com o meu sonho nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, trocando o shido faltando segundos pra acabar a luta. Agora nos Jogos Olímpicos fazer uma coisa dessa, acabar com o sonho de um atleta”, escreveu.

https://twitter.com/AlexPomboJudo/status/1420241769699102722?s=20

 

O primeiro brasileiro a ser bicampeão mundial de Judô, João Derly, usou o Twitter para se pronunciar sobre o assunto. “Indignado… coração doendo aqui… choro contigo, Maria Portela”, escreveu ele, que acrescentou: “Nunca gostei de falar da arbitragem, mas meu Deus o que foi essa luta? Wazari não marcado e uma punição muito injusta!”.

 

O judoca Luciano Corrêa, outro campeão mundial, também disparou duras críticas ao mexicano. “Não gosto de falar de arbitragem, mas o Wazari da Portela foi nítido”, pontuou ele. “Uma vida dedicada ao sonho olímpico, e o árbitro após 10 minutos de Golden Score definir a luta dessa forma. Deixa os atletas decidirem. Sem contar o Wazari que foi nítido antes. Força, Maria Portela, você é nossa vencedora”, continuou.

 

Web se revolta

Internautas que acompanharam o episódio revoltante também utilizaram o Twitter para demonstrar toda sua indignação com o resultado infeliz. “O que fizeram ontem com Medina não chega aos pés do que aconteceu agora com a judoca Maria Portela. Revoltante!”, escreveu o jornalista André Fran.

 

“Não aguento ver isso, eu tô indignada. Maria Portela, você não perdeu, você foi ROUBADA e o Brasil tem orgulho de você”, escreveu outro. “A Maria Portela deu o sangue naquela luta e o árbitro deu falta de combatividade ????? Ah vsfd [sic]. Maria, você é uma guerreira!”, pontuou um terceiro.

https://twitter.com/manuelaroquee/status/1420238308299485185?s=20

“MAIS UMA VEZ ROUBARAM O BRASIL, ROUBARAM A MARIA PORTELA NA CARA DURA”, disparou mais um internauta. “REVOLTANTE! Em uma luta épica de Maria Portela, a brasileira é eliminada com três punições. A luta teve mais de 10 minutos de Golden Score, e a brasileira conseguiu um WAZARI CLARO que não foi marcado pelos juízes. MARIA PORTELA, VOCÊ É INCRÍVEL! GIGANTE!”, disparou outro.

 

Confira outras reações:

https://twitter.com/gustavokjkkk/status/1420248222086410241?s=20

https://twitter.com/fefaripam/status/1420365441386549249?s=20

Continua depois da Publicidade

https://twitter.com/GrazielaPaula3/status/1420366242133774346?s=20